Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/36858
Tipo de documento
ArtigoDireito Autoral
Acesso aberto
Coleções
- IOC - Artigos de Periódicos [12873]
Metadata
Mostrar registro completo
A MÚSICA PODE SER UMA ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS? ANALISANDO CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO BÁSICA
Afiliação
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Ensino em Biociências e Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Universidade Católica de Minas Gerais. Departamento de Ciências Biológicas. Belo Horizonte, MG, Brasil.
Universidade Católica de Minas Gerais. Belo Horizonte, MG, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Laboratório de Inovações em Terapias, Ensino e Bioprodutos. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade Católica de Minas Gerais. Belo Horizonte, MG, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Laboratório de Inovações em Terapias, Ensino e Bioprodutos. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Resumo em Inglês
O presente trabalho apresenta uma investigação dos possíveis
usos da música popular brasileira por professores das disciplinas de Ciências Naturais e Biologia, e foi realizado em escolas de educação básica. A pesquisa foi do tipo descritiva, de campo, mista, e utilizou o questionário como instrumento de coleta de dados. As informações obtidas no questionário demonstraram que a maioria dos professores utiliza com baixa frequência ou não utiliza a música popular brasileira como estratégia para o ensino dessas disciplinas. Foram discutidas as opiniões dos professores, ligando-as aos principais fatores que poderiam contribuir para aqueles resultados, bem como todos os motivos que levam os professores a utilizar ou não essa estratégia pedagógica.
Resumo em Espanhol
The present work has as its goal the research on the possible uses of Brazilian Popular Music by teachers of Natural Sciences and Biology, and it was undertook in basic education schools. The research was descriptive, field made, also mixing and using the questionnaire to collect data. Information obtained by the questionnaire showed that most teachers almost never or do not use at all, Brazilian Popular Music as a strategy for teaching Natural Sciences or Biology. The teacher’s opinions were also heard and all these key factors that could contribute to those results were gathered, exploring all the reasons that can make teachers use or not this teaching strategy.
Compartilhar