Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/36503
Type
TCCCopyright
Open access
Sustainable Development Goals
04 Educação de qualidadeCollections
Metadata
Show full item record
MEMORIAL DE FORMAÇÃO: REFLEXÕES DO PROCESSO FORMATIVO NA MODALIDADE RESIDÊNCIA
Prática profissional
Residência não Médica não Odontológica
Ensino
Farine, Lorena Maira Conceição Santos | Date Issued:
2019
Advisor
Comittee Member
Affilliation
Fundação Estatal Saúde da Família. Salvador, BA, Brasil / Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Gonçalo Moniz. Salvador, BA. Brasil.
Abstract in Portuguese
Um dos objetivos do SUS é a ordenação da formação de recursos humanos na área de
saúde. Uma das formas de atender tal objetivo foi à criação, no ano de 2005 das Residências
em Área Profissional da saúde. O programa é focado na educação em serviço, norteado pelos
princípios e diretrizes do SUS e visa apoiar a entrada de profissionais da área da saúde no
mercado de trabalho. O presente trabalho constitui-se como um Memorial de Formação, onde
são explanadas passagens da trajetória percorrida durante o período de 02 anos como
enfermeira, residente, que na maioria do período do exercício profissional atuou no município
de Camaçari-BA no período de 2017 a 2019, tendo como objetivo geral discorrer sobre a
rememoração da trajetória profissional com reflexões acerca da formação profissional. Tratase
de um memorial de natureza descritiva, discorrido em primeira pessoa do modo indicativo
do sujeito, não envolvendo participantes de pesquisa. No ano de 2015 a Fundação Estatal de
Saúde da Família (FESF-SUS) dá início a sua primeira turma de residentes. A modalidade do
programa é definida através da formação de profissionais que são inseridos nos serviços,
conhecem e vivenciam a prática cotidiana, dispondo de suporte pedagógico, metodologias
ativas de ensino-aprendizagem, estando em contínuo processo de educação permanente. A
inserção na atenção básica e em outros setores da saúde proporcionou experiências exitosas
que colaboraram para o processo de formação. Em meio à complexidade e as dificuldades é
necessário o desenvolvimento de habilidades. Ao final do processo foi importante perceber o
amadurecimento em relação percepções a respeito do mundo do trabalho. Compreender a
importância da forma de ensino-aprendizagem trabalhada e o quanto ela é transformadora é de
extrema importância A produção de conhecimento associada à formação profissional é um
fator importante da residência da FESF.
Keywords in Portuguese
AprendizagemPrática profissional
Residência não Médica não Odontológica
Ensino
Share