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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/35898
Tipo de documento
DissertaçãoDireito Autoral
Acesso aberto
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
09 Indústria, inovação e infraestruturaColeções
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INVESTIGAÇÃO DE CONHECIMENTOS SOBRE A DENGUE E O ÍNDICE DE ADOÇÃO DE UM RECURSO PREVENTIVO (CAPA EVIDENGUE) NO DOMICILIO DE ESTUDANTES, ASSOCIADOS A UMA AÇÃO EDUCATIVA EM AMBIENTE ESCOLAR
Barros, Héliton da Silva | Data do documento:
2007
Título alternativo
Investigation of knowledge about dengue and the rate of adoption of a preventive resource (cover evidengue) at home for students, associated with an educational activity in the school environmentAutor(es)
Orientador
Coorientador
Membros da banca
Afiliação
Fundação Oswaldo Cruz. Centro de Pesquisa Rene Rachou. Belo Horizonte, MG, Brasil.
Resumo
A crescente incidência da dengue no Brasil requer inovações que auxiliem a prevenção da proliferação dos vetores da doença, sobretudo no domicílio e peridomicílio. Tais inovações podem envolver o uso de tecnologias associadas a programas de informação e educação. Desde que a dengue se tornou um importante problema de saúde pública, várias medidas relacionadas à informação e à educação da população vêm sendo tomadas com objetivo de controlar a doença. A despeito dessas medidas, os dados da literatura de prevenção domiciliar da dengue mostram não haver relação direta entre o aumento do conhecimento e a promoção de comportamento preventivo. No presente estudo, são descritos o método e os resultados de
uma ação educativa visando a prevenção domiciliar da dengue, realizada com alunos da 8ª série do ensino fundamental e da 1ª série do ensino médio de escola pública, em área endêmica de um distrito de Belo Horizonte, MG. Participaram quatro turmas: duas do período da manhã, uma do período da tarde e uma do período da noite. A investigação consistiu na manipulação de quatro condições experimentais de uma ação educativa em saúde constituída de três componentes: aula sobre a dengue, distribuição de capa evidengue (recurso preventivo para proteção de pratos coletores de água de vasos de planta) e de folheto informativo sobre a doença e a capa. Cada condição foi manipulada em uma das quatro turmas, separadamente. A condição experimental atribuída a cada turma foi definida por meio de sorteio, sem a presença do pesquisador que ministrou a aula sobre a dengue. Para avaliar o conhecimento dos alunos sobre a doença, uma subamostra de 40 alunos (10 de cada turma) foi selecionada para responder a um questionário escrito, antes e depois da ação educativa. O questionário constou de oito questões de respostas cursivas relativas a três aspectos primários do conhecimento do aluno sobre a doença: 1) o conceito de dengue; 2) o modo de transmissão; e 3) as formas de prevenção. Após ação educativa na escola, observadores de campo visitaram as residências de 98 alunos (85,2% da amostra) para registrar a adoção da evidengue. Definiu-se adoção como a verificação, pelos observadores, do uso proficiente da capa em um ou mais vasos de planta, em cada uma das residências visitadas. Os resultados referentes ao questionário replicam dados da literatura que revelam nível satisfatório de conhecimento sobre a dengue, principalmente sobre a prevenção da doença. A manipulação do componente aula promoveu ganhos relativos de conhecimento sobre ações de prevenção e incluiu um novo conceito no repertório verbal dos alunos: o conceito de vedar em substituição ao de tampar, mudança que pode conferir maior precisão no cuidado doméstico com recipientes coletores de água. No
cômputo geral das casas em que havia vasos de planta com prato coletor, a ação educativa resultou em índices de adoção da evidengue de 34,8% na primeira verificação e de 49,2% na segunda verificação. Um cômputo que exclui a condição de controle, em que não houve distribuição da evidengue, revelou índices de 42,1% e 63%, respectivamente. A manipulação do componente folheto apresentou-se com melhores resultados do que as demais condições estudadas para a adoção.
Resumo em Inglês
The growing incidence of dengue in Brazil requires innovations to foster prevention of the proliferation of the disease’s vectors, particularly in household and their surroundings. Such innovations may involve the use of technologies associated with health information and education programs. Given the importance of dengue as a public health problem, various activities related to community information and education have been carried out in order to control the disease. However, the specific data on domiciliary dengue prevention do not show a direct relation between increase of knowledge and promotion of preventive behavior. The present study describes a method and the results of an educational intervention focusing on dengue prevention in student’s households. The intervention was applied to 8th and 9th grade students of a public school in an endemic area of Belo Horizonte, MG. The participants were students of four classrooms: two studying in the morning, one in the afternoon and the other in the evening. The study involved the manipulation of four experimental conditions of an educational intervention which included three components: a lecture about dengue, the distribution of a net cover (saucernet), called evidengue (a preventive resource aimed at protecting the water-collecting saucers of flowerpots), and a folder with information about the disease and the saucernet. Each condition was manipulated separately for each of the four
classes. The experimental condition specified to each class was chosen by lot, in the absence of the researcher who gave the lecture about dengue. A sub-sample of 40 students (10 of each class) was selected for answering a questionnaire about dengue before and after the educational intervention, in order to evaluate the students’ knowledge about the disease. The questionnaire included eight written questions of basic interest and related to three aspects of the knowledge about the disease: 1) the concept of dengue; 2) its way of transmission; and 3) its forms of prevention. Concluded the intervention in the school, field observers visited the households of 98 students (85.2% of the sample) and registered the adoption of evidengue saucernets. Adoption was defined as the verification by the observers of the proficient use of evidengue on one or more flowerpots in each of the visited households. The results related to the questionnaire replicate data from the literature, which shows good knowledge levels about dengue, especially about its prevention. Manipulation of the lecture component produced relative gains in knowledge about preventive actions and included a new concept in the students’ verbal repertoire: the concept of sealing, in lieu of covering, a change that may confer greater precision regarding care taking actions with water collections containers in households. In all, considering the number of households in which flowerpots withsaucernets were present, the intervention resulted in indexes of evidengueadoption of 34.8% in the first probe and 49,2% in the second. When thecontrol condition is excluded, the indexes were 42.1% and 63% respectively. Manipulation of the folder component showed better adoption results than the other conditions of the study.
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