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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/35796
Tipo de documento
ArtigoDireito Autoral
Acesso aberto
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
03 Saúde e Bem-EstarColeções
Metadata
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JOGO DE CARTAS COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE DOENÇAS AUTOIMUNES NA GRADUAÇÃO MÉDICA
Juego de cartas como estrategia para la enseñanza de enfermedades autoinmunes en la graduación médica
Metodologias ativas
Recurso pedagógico
Jogo de cartas
Jogos pedagógicos
Jogos colaborativos
Jogos concretos
Habilidades cognitivas
Active methodologies
Pedagogical resource
Cards game
Educational games
Collaborative games
Concrete games
Cognitive abilities
Metodologías activas
Recurso pedagógico
Juego de cartas
Juegos pedagógicos
Juegos colaborativos
Huegos concretos
Habilidades cognitivas
Título alternativo
Card game as strategy for the teaching of autoimmune diseases in medical graduationJuego de cartas como estrategia para la enseñanza de enfermedades autoinmunes en la graduación médica
Autor(es)
Afiliação
Universidade Estadual do Ceará. Fortaleza, CE, Brasil.
Universidade Estadual do Ceará. Fortaleza, CE, Brasil.
Universidade Estadual do Ceará. Fortaleza, CE, Brasil.
Universidade Estadual do Ceará. Fortaleza, CE, Brasil.
Universidade Estadual do Ceará. Fortaleza, CE, Brasil.
Universidade Estadual do Ceará. Fortaleza, CE, Brasil.
Universidade Estadual do Ceará. Fortaleza, CE, Brasil.
Resumo
A experiência relatada neste artigo envolveu a elaboração e aplicação do ImunoDAI, um jogo de cartas desenvolvido por alunos e professores do curso de Medicina para abordar o conteúdo técnico de vinte Doenças Autoimunes (DAI). As DAI compreendem numerosas doenças com diferentes apresentações clínicas que compartilham uma etiologia complexa, porém comum, representada pela resposta imunológica contra autoantígenos. O ImunoDAI trata-se de um jogo produzido coletivamente que, enquanto recurso pedagógico, possibilitou o trabalho com as DAI por meio da elaboração de quatro cartas contendo informações sobre as principais causas da doença; imunopatogênese; sinais e sintomas; diagnóstico e tratamento. A utilização do jogo facilitou a fixação dos conteúdos e favoreceu o processo de ensino-aprendizagem ao permitir múltiplas interações, promover a aprendizagem dos conteúdos, desenvolver autonomia, criatividade, cooperação mútua, discussões e tomadas de decisões, habilidades indispensáveis aos futuros médicos.
Resumo em Inglês
The experience reported in this article involved the development and application of ImmunoDAI, a card game developed by students and professors of the medical course to address the technical content of twenty autoimmune diseases (DAI). The DAI comprise numerous diseases with different clinical presentations that share a complex but common etiology represented by the immune response against autoantigens. The ImunoDAI is a collectively produced game that, as a pedagogical resource, made possible the work with the DAI through the elaboration of four letters containing information about the main causes of the disease; immunopathogenesis; signals and symptoms; diagnosis and treatment. The use of the game facilitated the fixing of contents and favored the teaching-learning process by allowing multiple interactions, promoting content learning, developing autonomy, creativity, cooperation, discussions and decision making, skills that are indispensable for future doctors.
Resumo em Espanhol
A experiencia relatada en este artículo involucró la elaboración y aplicación del ImunoDAI, un juego de cartas desarrollado por alumnos y profesores del curso de Medicina para abordar el contenido técnico de veinte Enfermedades autoinmunes (DAI). Las DAI comprenden numerosas enfermedades con diferentes presentaciones clínicas que comparten una etiología compleja, pero común, representada por la respuesta inmunológica contra autoantígenos. El ImunoDAI es un juego producido colectivamente que, en cuanto recurso pedagógico, posibilitó el trabajo con las DAI por medio de la elaboración de cuatro cartas conteniendo informaciones sobre las principales causas de la enfermedad; inmunopatogenia; signos y síntomas; diagnóstico y tratamiento. La utilización del juego facilitó la fijación de los contenidos y favoreció el proceso de enseñanza-aprendizaje al permitir múltiples interacciones, promover el aprendizaje de los contenidos, desarrollar autonomía, creatividad, cooperación, discusiones y tomas de decisiones, habilidades indispensables para los futuros médicos.
Palavras-chave
Doenças autoimunesMetodologias ativas
Recurso pedagógico
Jogo de cartas
Jogos pedagógicos
Jogos colaborativos
Jogos concretos
Habilidades cognitivas
Palavras-chave em inglês
Autoimmune diseasesActive methodologies
Pedagogical resource
Cards game
Educational games
Collaborative games
Concrete games
Cognitive abilities
Palavras-chave em espanhol
Enfermedades autoinmunesMetodologías activas
Recurso pedagógico
Juego de cartas
Juegos pedagógicos
Juegos colaborativos
Huegos concretos
Habilidades cognitivas
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