Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/35559
Tipo
DisertaciónDerechos de autor
Acceso abierto
Objetivos de Desarrollo Sostenible
04 Educação de qualidadeColecciones
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítem
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E AS TECNOLOGIAS DIGITAIS: APRENDIZAGENS E DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO POLITÉCNICA
Educação a Distância
Tecnologias da Informação e Comunicação
Distance Education
Information and Communication Technologies
Braz, Pedro José | Fecha del documento:
2019
Autor
Miembros de la junta
Afiliación
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Resumen en portugues
O estudo tem como objetivo geral analisar as possibilidades de novas alternativas para processos de aprendizagens vinculados a concepções de Educação Politécnica e de Educação a Distância on-line, em contextos comunicacionais de intensa mediação por artefatos e sistemas tecnológicos, a partir de uma abordagem teórica e qualitativa, com enfoques descritivos, explicativos e dedutivos. Os procedimentos técnicos e fontes de informação para desenvolvimento do estudo concentraram-se em pesquisa bibliográfica para a revisão da literatura, recorrendo-se a documentos, pesquisas e registros de experiências principalmente nos temas vinculados a práticas em Educação a Distância e ao uso de Tecnologias de Comunicação e Informação (TIC) nos processos educacionais. A análise apresentada relaciona as abordagens possíveis na atualidade para a Educação Politécnica elaboradas a partir de um referencial com os marcos históricos e teóricos da temática com as principais dimensões identificadas na Educação a Distância on-line de qualidade, concluindo que é possível uma Educação Politécnica a distância em diálogo crítico com as Tecnologias de Informação e Comunicação.
Resumen en ingles
The objective of this study is to analyze the possibilities of new alternatives for learning processes linked to concepts of Polytechnic Education and Online Distance Education in communication contexts of intense mediation by artifacts and technological systems, based on a theoretical and qualitative, with descriptive, explanatory and deductive approaches. The technical procedures and sources of information for the development of the study focused on bibliographical research for the literature review, using documents, researches and records of experiences mainly in the themes related to practices in Distance Education and the use of Technologies of Communication and Information (ICT) in educational processes. The present analysis relates current possible approaches to Polytechnic Education based on a reference to the milestone and theoretical frameworks of the thematic with the main dimensions identified in qualified Online Distance Education, concluding that it is possible a Distance Polytechnic Education in critical dialogue with the Information and Communication Technologies.
Palabras clave en portugues
Educação PolitécnicaEducação a Distância
Tecnologias da Informação e Comunicação
Palabras clave en ingles
Polytechnic EducationDistance Education
Information and Communication Technologies
Compartir