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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/34952
Tipo de documento
TCCDireito Autoral
Acesso aberto
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
03 Saúde e Bem-Estar04 Educação de qualidade
08 Trabalho decente e crescimento econômico
11 Cidades e comunidades sustentáveis
15 Vida terrestre
Metadata
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A SOCIANÁLISE E O PARADIGMA DA EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: UMA POSSIBILIDADE DE INTERVENÇÃO
Desenvolvimento Sustentável
Medicamentos da Biodiversidade
Educação Integral
Sustainable Development
Biodiversity Medicines
Integral Education
Costermani, Graziela Rodrigues | Data do documento:
2016
Título alternativo
The socianálise and the paradigm of the education for the sustainable development: a possibility of interventionAutor(es)
Orientador
Membros da banca
Afiliação
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Tecnologia em Fármacos. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Resumo
Este trabalho destaca o paradigma do conhecimento e suasdimensões que apontam para necessidade da integração entre os diversossaberes para promover o desenvolvimento, de forma sustentável,considerando-se a emergência para manutenção e a qualidade de vida noplaneta. Apresenta uma reflexão sobre a metodologia Socianalítica, aplicada aprojetos multidisciplinares no contexto do desenvolvimento sustentável, combase na revisão de literatura, a partir de Edgar Morin e da teoria dacomplexidade no paradigma da educação para o futuro. Como metodologiapropõe realizar uma revisão bibliográfica e apresenta uma abordagemdescritiva das dimensões política, econômica, sociocultural, científica, dainovação e da educação. O trabalho destaca a inovação em medicamentos dabiodiversidade, a partir da integração dos saberes popular e científico, com osdiferentes parceiros que compõem a cadeia produtiva de medicamentos dabiodiversidade no modelo em rede. Apresenta a Socianálise como instrumentode intervenção com vistas a desenvolver a integração entre os atores sociaispara a resolução de problemas e conflitos. Identifica o conceito de encomendae de demandas que emergem do processo socianalítico e na formação dasparcerias efetivas, fundamentais no modelo em rede, que representa a basepara o desenvolvimento sustentável, neste setor. Enfatizam-se, ainda,aspectos multidimensionais que viabilizam a organização em sociedade.Propõe-se uma reflexão e discussão sobre as diferentes dimensõesassociadas ao tema, bem como acerca do dispositivo socianalítico comolócus de intervenção em projetos multidisciplinares em vista do modelo deeducação que ainda apresenta-se de forma fragmentada. Os resultadosdemonstram que a integração dos sistemas proposta pela globalização e peloparadigma do conhecimento não se apresenta com toda a sua efetividade, oque pode ser percebido pela fragmentação dos saberes e pela falta de sinergiaentre os diferentes atores sociais.
Resumo em Inglês
This work highlights the paradigm of knowledge and its dimensions that
point to the need of integration between the different knowledge to promote
development, in a sustainable way, considering the emergency for maintenance
and quality of life on the planet. It presents a reflection on the methodology
Socianálitica, applied to multidisciplinary projects in the context of sustainable
development, based on literature review, from Edgar Morin and the theory of
complexity in the paradigm of education for the future. As a methodology, it
proposes to carry out a bibliograph. And presents a descriptive approach to the
political, economic, socio-cultural, scientific, innovation and education
dimensions. The work highlights the innovation in biodiversity drugs, based on
the integration of popular and scientific knowledge, with the different partners
that make up the productive chain of biodiversity drugs in the network model. It
also presents the Socianálise as an instrument of intervention with a view to
developing the capacity of integration between social actors to solve problems
and conflicts in the order and in the Demands that emerge from the process of
forming effective partnerships. These partnerships are identified as fundamental
in the network model, which represents the basis for sustainable development
in this sector. It emphasizes, also, multidimensional aspects that allow the
organization in society. It is proposed a reflection and discussion on the
different dimensions associated to the theme, as well as on the "socianalítico
device" like locus of intervention in multidisciplinary projects in view of the
education model that still presents itself in a fragmented way. The result of the
notes showed that the integration of the systems proposed by globalization and
the knowledge paradigm is not presented with all its effectiveness, which can be
perceived by the fragmentation of knowledge and the lack of synergy among
the different social actors.
Palavras-chave
SocianáliseDesenvolvimento Sustentável
Medicamentos da Biodiversidade
Educação Integral
Palavras-chave em inglês
SocianalyseSustainable Development
Biodiversity Medicines
Integral Education
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