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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/34757
BINÔMIO LIXO-SAÚDE NAS AVALIAÇÕES DO ENEM
Moraes, Liliane Barbosa de | Date Issued:
2014
Author
Advisor
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) foi instituído em 1998, sendo uma avaliação de caráter voluntário e individual, tendo como objetivo principal a avaliação do aluno no término do Ensino Médio. Em 2009, sofreu modificações e passou a ser utilizado como mecanismo de seleção para o ingresso em Instituições de Ensino Superior, influenciando de forma significativa os currículos do Ensino Médio, que são adaptados de acordo com as exigências dessa prova. O presente estudo teve como objetivo principal investigar a importância do binômio lixo/saúde no ENEM. Então, procurou-se investigar com que frequência o tema lixo aparece nas avaliações do ENEM, nas edições de 1998 até 2011; verificar se há associação entre lixo e saúde nas questões do ENEM; e identificar os assuntos abordados nas questões que envolvem o tema lixo nessa avaliação. Este estudo se justifica, pois a produção de lixo vem aumentando significativamente na sociedade atual, representando um problema ambiental e de saúde pública. O gerenciamento inadequado desses resíduos pode refletir direta e indiretamente na saúde da população. Este estudo teve caráter exploratório e qualitativo. Este estudo analisou ao todo 1.413 questões, sendo 693 referentes às edições do ENEM do período de 1998 a 2008 e 720 incluindo o período de 2009 até 2011. Encontrou-se apenas 34 questões envolvendo o tema lixo e dessas, apenas cinco relacionavam lixo à saúde humana. A partir dos dados encontrados foi concluído que o ENEM pode ter uma pequena influência na inserção do tema relação lixo-saúde nos currículos de Ensino médio, visto que essa influência pode ser proporcional ao número de questões apresentadas sobre o tema.
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