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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/34462
O DESIGN GRÁFICO COMO LUGAR DE PRODUÇÃO DE SENTIDOS NO CAMPO DA SAÚDE PÚBLICA
Comunicação em Saúde
Design Gráfico
Produção de Sentidos
Imagens Gráficas
Health Communication
Health Graphic Design
Production of Meanings
Graphic Images
Oliveira, Ruben Carlos Fernandes de | Date Issued:
2005
Alternative title
Design graphical as place of production of felt in the field of the public healthAdvisor
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
Esta dissertação tem como objetivo geral situar o designer como produtor de sentidos e o lugar de interlocução que ocupa numa instituição pública de saúde. Para atingi-lo, analisa os principais discursos relativos às relações profissionais dos designers gráficos da Fiocruz, a partir de entrevistas com estes profissionais e com os demandantes de projetos gráficos da instituição. Em seqüência, analisa o processo de produção de um dispositivo de comunicação específico, um cartaz, objetivando conferir e revelar como os discursos mapeados e as vozes dos agentes envolvidos no processo de feitura desse cartaz intervêm no produto, moldando-o. Utiliza-se para isso da matriz de análise do modelo de comunicação denominado Modelo do Mercado Simbólico, que possibilita compreender o processo de produção de sentidos em dispositivos de comunicação, no campo das políticas públicas. Como resultado, apresenta o lugar de interlocução que o designer gráfico ocupa na instituição, incluindo seu grau de poder simbólico e aponta medidas para melhor situá-lo.
Abstract
The two main objectives of this dissertation were to understand the designer as a creator of symbolic meaning as well as his role in public health institutions. This was achieved through interviews of professional graphic designers and production managers of projects at the institution of Fiocruz. Subsequently, the study analyzed the dynamics between the designers and production managers involved in the production of a specific communications device, a poster. Throughout the study an analytical model matrix of communication called, Modelo do Mercado Symbolico (Merchant Symbolic Model) was used to guide the process. As a result, it demonstrates the role of the designer in a public health institution, including his level of symbolic power. Finally, suggestions are given on how the designer can better situate himself within the realm of public health.
Keywords in Portuguese
Projeto gráficoComunicação em Saúde
Design Gráfico
Produção de Sentidos
Imagens Gráficas
Keywords
Graphic ProjectHealth Communication
Health Graphic Design
Production of Meanings
Graphic Images
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