Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/34421
IDENTIFICAÇÃO E ANÁLISE DE PUBLICAÇÕES SOBRE JOGOS COMO MODALIDADE DIDÁTICA NA EDUCAÇÃO E NA SAÚDE
Melo, Edina Souza de | Data do documento:
2013
Autor(es)
Orientador
Coorientador
Afiliação
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Resumo
O estudo versa sobre a identificação e análise de publicações sobre jogos como modalidade didática na educação e na saúde. As publicações consultadas foram da Biblioteca Virtual de Saúde (BVS) no período de janeiro de 1990 a dezembro de 2012. Os pontos identificados e analisados foram: a quantidade de artigos publicados sobre a temática, as áreas de conhecimento que exploraram esse recurso; o tipo de jogo mais utilizado; o seu público e os locais de utilização; bem como o seu sistema de produção e avaliação. Foram identificados na BVS 173 títulos, sendo descartados 114 por não se enquadrarem nos critérios. Restando 59 para análise. Como resultados verificou-se que os jogos são aplicáveis em todas as faixas etárias, tanto no ensino formal como no nãoformal. A demanda das temáticas apresentadas e da produção é sob a ótica do produtor, os processos avaliativos, quando ocorriam visavam verificacar a apreensão das informações transmitidas.
Compartilhar