Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/34421
IDENTIFICAÇÃO E ANÁLISE DE PUBLICAÇÕES SOBRE JOGOS COMO MODALIDADE DIDÁTICA NA EDUCAÇÃO E NA SAÚDE
Melo, Edina Souza de | Date Issued:
2013
Author
Advisor
Co-advisor
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
O estudo versa sobre a identificação e análise de publicações sobre jogos como modalidade didática na educação e na saúde. As publicações consultadas foram da Biblioteca Virtual de Saúde (BVS) no período de janeiro de 1990 a dezembro de 2012. Os pontos identificados e analisados foram: a quantidade de artigos publicados sobre a temática, as áreas de conhecimento que exploraram esse recurso; o tipo de jogo mais utilizado; o seu público e os locais de utilização; bem como o seu sistema de produção e avaliação. Foram identificados na BVS 173 títulos, sendo descartados 114 por não se enquadrarem nos critérios. Restando 59 para análise. Como resultados verificou-se que os jogos são aplicáveis em todas as faixas etárias, tanto no ensino formal como no nãoformal. A demanda das temáticas apresentadas e da produção é sob a ótica do produtor, os processos avaliativos, quando ocorriam visavam verificacar a apreensão das informações transmitidas.
Share