Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/34272
Tipo
DisertaciónDerechos de autor
Acceso abierto
Objetivos de Desarrollo Sostenible
04 Educação de qualidadeColecciones
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítem
UMA ANÁLISE SOBRE A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO CURSO TÉCNICO EM SAÚDE BUCAL DA ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DO ESTADO DE MINAS GERAIS/ESP-MG
Educação Profissional em Saúde
Prática Docente
Vaz, Roberta Moriya | Fecha del documento:
2019
Autor
Director
Co-director
Miembros de la junta
Afiliación
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Resumen en portugues
Esta pesquisa aborda a temática da avaliação da aprendizagem na Educação Profissional em Saúde. Busca propiciar conhecimentos e reflexões, de modo a ampliar os espaços em que as práticas de avaliação da aprendizagem sejam realizadas, com o intuito de promover o desen-volvimento e a aprendizagem dos educandos. Visa, também, colaborar para a reflexão sobre as práticas de avaliação adotadas pela Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG). Detém-se especificamente no estudo das práticas avaliativas de docentes de um Curso Técnico em Saúde Bucal da ESP-MG, desenvolvido no período de 2013 a 2014. Para este fim, foram realizadas oito entrevistas individuais com docentes do referido curso. As en-trevistas foram analisadas a partir de cinco categorias: aproximações e distanciamentos das docentes com o campo da avaliação da aprendizagem; a prática da avaliação da aprendizagem; especificidades da avaliação da aprendizagem presentes no período de concentração e de dispersão e os sentidos da avaliação da aprendizagem; a relação docente-aluno e as experiências e saberes dos educandos no processo de avaliação da aprendizagem e o processo de ensino-aprendizagem e a avaliação da aprendizagem no contexto dos serviços de saúde. A pesquisa apontou para a necessidade de estudos mais aprofundados sobre as especificidades da ava-liação na formação realizada no ambiente de trabalho. A avaliação da aprendizagem apresentou-se, no contexto da formação técnica em saúde bucal, em toda a sua complexidade, diante de fatores que favorecem e/ou dificultam os processos avaliativos no sentido ampliado.
Resumen en ingles
This research addresses the theme of learning evaluation in Professional Health Education. It seeks to provide knowledge and reflection in order to broaden the spaces in which learning assessment practices are carried out in order to promote development and learning of the stu-dents. It also aims to contribute to the reflection on the evaluation practices adopted by the School of Public Health of the State of Minas Gerais (ESP-MG). It specifically focuses on the study of the evaluative practices of teachers of a Technical Course on Oral Health of ESP-MG, developed from 2013 to 2014. For this purpose, eight individual interviews were con-ducted with teachers of this course. Interviews were analyzed from five categories: teachers' approaches and withdrawal of the field of learning assessment; the practice of learning as-sessment; learning assessment requirements presented in the period of concentration and dis-persion, and the meanings of learning assessment; the teacher-student relationship and the experiences and knowledge of learners in the evaluation process of learning and the teaching-learning process, also the evaluation of learning in the context of health services. The research pointed to the need for more in-depth studies on the specificities of the assessment in training performed at the work environment. The evaluation of learning was presented in the context of technical education in oral health, in all its complexity, towards factors that favor and / or hamper the evaluation processes in the extended sense.
Palabras clave en portugues
Avaliação da AprendizagemEducação Profissional em Saúde
Prática Docente
Compartir