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Objetivos de Desarrollo Sostenible
04 Educação de qualidade05 Igualdade de gênero
10 Redução das desigualdades
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ASSUJEITAMENTO E DISRUPÇÃO DE UM CORPO QUE PERMANECE E RESISTE: POSSIBILIDADE DE EXISTÊNCIA DE UMA TRAVESTI NO AMBIENTE ESCOLAR
Assujetamientos y disrupción de un cuerpo que permanece y resiste: posibilidad de existencia de una travesti en el ambiente escolar
Andrade, Luma Nogueira de | Fecha del documento:
2019
Titulo alternativo
Subjection and disruption of a body that remains and resists: possibility of a transvestite in the school environmentAssujetamientos y disrupción de un cuerpo que permanece y resiste: posibilidad de existencia de una travesti en el ambiente escolar
Afiliación
Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Instituto de Humanidades e Letras. Redenção, CE, Brasil.
Resumen en portugues
Em entrevista a RECIIS, Luma Nogueira de Andrade traça uma trajetória discursiva e interseccional entre a sua vivência e a pesquisa científica, iniciada no campo das ciências biológicas. Os estudos e os estranhamentos do conhecimento biológico, especificamente sobre o corpo e a sexualidade, levaram a pesquisadora a construir críticas desse conhecimento em diálogo com o campo das ciências humanas. No doutorado, sua existência e corporeidade, construídas no interior do estado do Ceará, a convocam para dissertar, na linguagem científica, sobre as outras possibilidades de ser travesti. Refletida no seu sujeito de pesquisa, Luma discute sobre a disciplina e a resistência de jovens travestis às normas educacionais, propondo, a partir do disciplinamento dos corpos marcados pelo espaço escolar, a possibilidade de fuga e de algumas táticas para se fazer existir também nesse lugar. Luma Nogueira de Andrade é professora decana do curso de pedagogia da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.
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