Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/33461
Tipo de documento
AudioDireito Autoral
Acesso aberto
Coleções
- ICICT - Audio [20]
Metadata
Mostrar registro completo
FIOCRUZ NO AR - OS RISCOS DO CONSUMO DE ANTIBIÓTICOS SEM RECEITA MÉDICA
Maya Sangawa, jornalista autônoma, convidada pela Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação para colaborar na produção de cinco áudios (podcast) da série Fiocruz no Ar: 1. Infecção Hospitalar; 2. Tuberculose 01 - Diagnóstico e tratamento; 3. Tuberculose 02 - Tuberculose resistente; 4. Uso correto do antibiótico e 5. Os riscos do consumo de antibióticos sem receita médica (Projeto VPEIC 004-Fio-17-2-54-39)
Podcast que integra o projeto Fiocruz no Ar.
Resumo
Segundo dados da Organização Mundial de Saúde(OMS), o Brasil ocupa a 17ª posição entre 65 países pesquisados em relação ao número de doses de antibióticos consumidas. A situação é preocupante pois, segundo especialistas, revela o alto consumo derivado de prescrições inadequadas e a automedicação que favorecem o surgimento de bactérias multirresistentes – as chamadas superbactérias, que podem levar a morte.
Em 2018, o Brasil passou a integrar o Sistema Mundial de Vigilância da Resistência aos Antimicrobianos, da OMS, que visa a coleta de dados dos países para que se tenha uma visão completa das tendências e padrões de consumo de antibióticos. Desde 2010, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) controla, por meio da Resolução RDC 44, a venda de antibióticos, que só pode ser feita mediante receita médica, justamente para “minimizar a elevação da resistência bacteriana no país”.
Para alertar a população, o projeto Fiocruz no Ar traz o podcast “Antibiótico sem receita – os riscos”, abordando o consumo de antibióticos sem receita médica ou como automedicação. A pesquisadora do Instituto Oswaldo Cruz (IOC), da Fundação Oswaldo Cruz, Ana Paula Assef, explica os riscos deste consumo inadequado.
Editor
Graça PortelaMaya Sangawa
Referência
FIOCRUZ NO AR - Os riscos do consumo de antibióticos sem receita médica. [Locução de]: Maya Sangawa. Rio de Janeiro: Fiocruz no Ar, 05 jun. 2019. Podcast. Disponível em: https://soundcloud.com/user-881543515/fiocruz-antibiotico-sem-receita-os-riscos. Acesso em: 01 set. 2020.Notas
O Projeto Fiocruz no Ar produz podcasts para serem distribuídos para rádios interessadas em veicular – gratuitamente – informação de qualidade, tendo como referência a expertise de 118 anos da Fundação Oswaldo Cruz - FIOCRUZ, do Ministério da Saúde. A distribuição do material também é feita pelo Whatsapp, para que a informação chegue a um maior número de pessoas. Informações gerais Projeto Fiocruz no Ar Da Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação – VPEIC, da Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz/Ministério da Saúde Coordenadora: Graça Portela (Ascom/Icict/Fiocruz) Consultora técnica: Ana Paula Assef (Laboratório de Pesquisa em Infecção Hospitalar, do Instituto Oswaldo Cruz – IOC/Fiocruz/Ministério da Saúde) Podcast 05 – RISCO DO CONSUMO DE ANTIBIÓTICO SEM RECEITA MÉDICA – Duração: 2m45s Entrevistados (por ordem de entrada): Joana Silva, Cristiane Antunes e Ana Paula Assef Reportagem, Produção e Locução: Maya Sangawa Edição de áudio: Daniel Beltrão (NO3 Produções Artísticas) Trilha sonora da vinheta: "Life of Riley", by Kevin MacLeod (incompetech.com) | Licensed under Creative Commons: By Attribution 3.0 License | creativecommons.org/licenses/by/3.0/ Trilha sonora incidental: “Aretes”, by Kevin MacLeod (incompetech.com) | Licensed under Creative Commons: By Attribution 3.0 License | creativecommons.org/licenses/by/3.0/Maya Sangawa, jornalista autônoma, convidada pela Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação para colaborar na produção de cinco áudios (podcast) da série Fiocruz no Ar: 1. Infecção Hospitalar; 2. Tuberculose 01 - Diagnóstico e tratamento; 3. Tuberculose 02 - Tuberculose resistente; 4. Uso correto do antibiótico e 5. Os riscos do consumo de antibióticos sem receita médica (Projeto VPEIC 004-Fio-17-2-54-39)
Podcast que integra o projeto Fiocruz no Ar.
Compartilhar