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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/33059
Tipo
DisertaciónDerechos de autor
Acceso abierto
Fecha del embargo
2019-11-09
Objetivos de Desarrollo Sostenible
04 Educação de qualidadeColecciones
Metadatos
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CARTOGRAFIA SOCIOESPACIAL DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE: ASPECTOS DE FORMAÇÃO E INSERÇÃO PROFISSIONAL
Mapeamento Geográfico
Recursos Humanos em Saúde
Geographic Mapping
Human Resources in Health
Mapeamento geográfico
Recursos Humanos em Saúde
Sistema Único de Saúde
Brasil
Distribuição Espacial da População
Trabalho
Local de Trabalho
Educação Profissionalizante
Sousa, Isabela Alves de | Fecha del documento:
2018
Titulo alternativo
Socio-spatial cartography of physical education in the single health system: aspects of training and professional insertionAutor
Director
Co-director
Miembros de la junta
Afiliación
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Aggeu Magalhães. Recife, PE, Brasil.
Resumen en portugues
Introdução: A partir do reconhecimento da Educação física como profissão de saúde, houve
a inclusão do Profissional de Educação Física nas ações e serviços de saúde bem como o
aumento na oferta de vagas e novos cursos. Objetivo: Analisar as relações existentes entre a
distribuição espacial dos cursos de graduação em Educação Física e postos de trabalho para os
Profissionais de Educação Física nos municípios do Brasil. Método: Realizou-se um estudo
ecológico e descritivo, utilizando dados secundários do Cadastro Nacional de
Estabelecimentos de Saúde e do e-MEC, utilizando como unidade de análise os 5.565
municípios brasileiros. Para as descrições de postos de trabalho para o profissional de
educação física e dos cursos de graduação em Educação Física foram efetuadas medidas de
freqüência relativa, de tendência central e dispersão. Para a análise espacial, foram
confeccionados mapas temáticos com a distribuição geográfica das duas tipologias incluídas
no estudo. A análise das relações espaciais entre a oferta de cursos e de postos de trabalho foi
construída a partir de mapas superpostos por região. Resultados: Identificou-se o registro
de3. 069 cursos distribuídos ao todo em 461 municípios, sendo a modalidade de licenciatura
presencial (51,81%) com média de carga horária mínima de 3184 horas; quanto aos
profissionais, foram 5.882 registrosdistribuídos em 2.584 municípios, e destes 50,45% foram
contratados por prazo determinado. A análise da relação espacial entre as duas tipologias
mostrou que a concentração de cursos está associada à concentração de postos de trabalho nas
capitais dos estados. Conclusão: Tratando-se da associação entre os perfis analisados,
percebeu-se a necessidade de diálogo entre as instâncias do setor saúde e educacional para
que possa ocorrer a descentralizaçãoda oferta concentrada de vagas para municípios que não
dispõe do profissional permitindo o acesso da população a ações e serviços no que cerne a
prática de atividades físicas.
Resumen en ingles
Introduction: From the recognition of Physical Education as a health profession, the Physical
Education Professional was included in the actions and health services as well as the increase
in the offer of places and new courses. Objective: To analyze the relationship between the
spatial distribution of undergraduate courses in Physical Education and jobs for Physical
Education Professionals in the Brazilian municipalities. Method: An ecological and
descriptive study was carried out, using secondary data from the National Register of Health
Establishments and e-MEC, using as a unit of analysis the 5,565 Brazilian municipalities. For
the descriptions of jobs for the physical education professional and undergraduate courses in
Physical Education, measures of relative frequency, of central tendency and dispersion were
made. For the spatial analysis, thematic maps were prepared with the geographical
distribution of the two typologies included in the study. The analysis of the spatial relations
between the supply of courses and of jobs was constructed from maps superposed by region.
Results: The registry of 3 was identified. 069 courses distributed in 461 municipalities, with
the attendance of a degree course (51.81%) with a minimum workload of 3184 hours; as for
professionals, there were 5,882 records distributed in 2,584 municipalities, of which 50.45%
were hired for a fixed term. The analysis of the spatial relationship between the two
typologies showed that the concentration of courses is associated to the concentration of jobs
in the state capitals. Conclusion: Considering the association between the analyzed profiles,
the need for a dialogue between the health and educational sectors was observed, so that the
decentralization of the concentrated supply of vacancies to municipalities that does not have
the professional permit the population's access to actions and services in what concerns the
practice of physical activities.
Palabras clave en portugues
Educação Física e TreinamentoMapeamento Geográfico
Recursos Humanos em Saúde
Palabras clave en ingles
Physical Education and TrainingGeographic Mapping
Human Resources in Health
DeCS
Educação Física e TreinamentoMapeamento geográfico
Recursos Humanos em Saúde
Sistema Único de Saúde
Brasil
Distribuição Espacial da População
Trabalho
Local de Trabalho
Educação Profissionalizante
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