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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/33045
Tipo de documento
ArtigoDireito Autoral
Acesso aberto
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
01 Erradicação da pobreza03 Saúde e Bem-Estar
10 Redução das desigualdades
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Metadata
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SOCIOECONOMIC INEQUALITIES AND CHILD MENTAL HEALTH
Saúde mental
Comportamento infantil
Transtornos do comportamento infantil
Epidemiologia
Fatores socioeconômicos
Desigualdades em saúde
Estudos transversais
Mental health
Child behavior
Child behavior disorders
Disorders
Socioeconomic factors
Socioeconomic factors
Cross-sectional studies
Título alternativo
Desigualdades socioeconômicas e saúde mental infantilAutor(es)
Afiliação
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública. Centro Latino Americano de Estudos de Violência e Saúde Jorge Careli. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública. Centro Latino Americano de Estudos de Violência e Saúde Jorge Careli. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Pesquisa Clínica Evandro Chagas. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública. Centro Latino Americano de Estudos de Violência e Saúde Jorge Careli. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Pesquisa Clínica Evandro Chagas. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Resumo
OBJETIVO: Analisar a associação de determinantes sociodemográficos com o desenvolvimento de problemas de comportamento e de competência social em crianças. MÉTODOS: Estudo transversal realizado com 479 escolares entre seis e 13 anos de idade, da primeira série do ensino fundamental de escolas públicas em
São Gonçalo (RJ), em 2005. Foram investigadas variáveis socioeconômicas, estrutura familiar, escolaridade dos pais, cor da pele da criança, problemas de comportamento e competência social. Foram calculadas razões de prevalência com respectivo intervalo com 95% de confiança. Os dados apresentados foram
expandidos para a população de alunos da rede de ensino investigada. RESULTADOS: Crianças abaixo da linha de pobreza, de cor da pele negra, com pais com baixa escolaridade, e vivendo em famílias monoparentais ou compostas por madrasta/padrasto apresentaram mais precária competência social e mais problemas de comportamento. À medida que se elevavam os fatores de risco, crescia a prevalência das crianças com baixa competência social e problemas de comportamento. CONCLUSÕES: A associação entre os determinantes sociodemográficos com a maior prevalência de problemas de comportamento e com mais precária competência social em crianças requer que ações preventivas e de assistência sejam tomadas como prioridade para as políticas públicas, minorando a existência de dificuldades sociais e emocionais infantis graves, que podem se manter até a vida adulta.
Resumo em Inglês
OBJECTIVE: To analyze the association between sociodemographic determinants and the development of social competence and behavior problems in children. METHODS: Cross-sectional study performed with 479 school children aged between six and 13 years, enrolled in the fi rst grade of public elementary schools of the city of São Gonçalo, Southeastern Brazil, in 2005. Socioeconomic variables, family structure, parents’ level of education, child ethnicity, and social competence and behavior problems were analyzed. Prevalence ratios
with respective 95% confi dence intervals were calculated. Data shown were expanded to the population of students of the school network investigated. RESULTS: Children who were below the poverty line, who had black skin color, whose parents had low level of education, and lived with single-parent families or comprised by stepmother/stepfather showed lower social competence and more behavior problems. The higher the risk factors, the higher the prevalence of children with low social competence and behavior problems. CONCLUSIONS: The association between sociodemographic determinants and higher prevalence of behavior problems and lower social competence in children requires that preventive and care actions should be prioritized by public policies, reducing severe social and emotional diffi culties in children, which may continue into adulthood.
Palavras-chave
CriançaSaúde mental
Comportamento infantil
Transtornos do comportamento infantil
Epidemiologia
Fatores socioeconômicos
Desigualdades em saúde
Estudos transversais
Palavras-chave em inglês
ChildMental health
Child behavior
Child behavior disorders
Disorders
Socioeconomic factors
Socioeconomic factors
Cross-sectional studies
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