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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/32422
INTERSETORIALIDADE, EDUCAÇÃO EM SAÚDE E DENGUE: MÚLTIPLOS OLHARES DO SETOR SAÚDE E DO SETOR EDUCAÇÃO
Intersetorialidade
Educação em Saúde
Lúdico
Setor saúde
Setor educação
Flisch, Tácia Maria Pereira | Date Issued:
2017
Author
Comittee Member
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto René Rachou. Belo Horizonte, MG, Brasil.
Abstract in Portuguese
A dengue é uma das doenças infecciosas de maior impacto na saúde pública no
Brasil e no mundo. Um dos principais desafios para sua prevenção e controle é a
doença extrapolar o setor Saúde, o qual requer participação social e ações
intersetoriais de diversos setores, em especial o da Educação. Estudos sobre
intersetorialidade e educação em saúde podem auxiliar na compreensão de
dinâmicas necessárias para a sustentabilidade de ações de prevenção e controle,
assim como o investimento em pesquisas e práticas multi/transdisciplinares que
envolvam diferentes setores da sociedade. O objetivo deste estudo foi compreender
como a intersetorialidade e a educação em saúde, na visão de diferentes atores,
podem auxiliar nos processos de prevenção e controle da dengue. Optou-se por
utilizar métodos qualitativos de pesquisa, tais como: entrevistas individuais em
profundidade, questionários abertos e ações educativas (aplicação e análise de um
jogo educativo e produção de imagens fotográficas). No total, sessenta e seis
participantes colaboraram com o estudo, durante o ano de 2015: gestores (do setor
da saúde e da educação); profissionais de saúde (que atuam em uma Unidade
Básica de Saúde); trabalhadores de saúde (Agentes de Combate às Endemias e
Agentes Comunitários de Saúde); profissional da educação (professora de ciências)
e estudantes do ensino público e privado (9º ano do ciclo básico). Identificou-se que,
apesar de os programas brasileiros de prevenção e controle da dengue apontarem
para a importância da intersetorialidade, há dificuldade em sua concretização, pois o
conceito tende a ser compreendido de forma simplista e técnica, raramente
operacionalizado. A educação em saúde tende a ser compreendida como mera
capacitação direcionada aos serviços, aos trabalhadores e à população. Apesar de
ser reconhecida como prática importante, a educação em saúde é pouco explorada
pelos participantes e seu enfoque é reduzido a ações individuais higienistas e
cuidados no domicílio. Em contraposição, estratégias educativas podem ser um dos
caminhos para aproximar setores distintos. A utilização de métodos lúdicos sobre a
dengue propiciou trocas de experiências entre os participantes, evidenciando a
importância da utilização de diversos formatos educativos em práticas e serviços.
Assim, com relação às diretrizes governamentais de prevenção e controle da
dengue, aponta-se para o distanciamento entre as ações intersetoriais e de
educação em saúde e o que ocorre no cotidiano dos territórios geridos por diversas
esferas de poder. Mais estudos na área são fundamentais para auxiliar no
aprofundamento de tal problemática e na adequação de políticas públicas.
Abstract
Dengue is one of the infectious diseases with the biggest public health impact in
Brazil and in the world. One of the main challenges for its prevention and control is
that the disease extrapolates the health sector, which requires social participation
and intersectoral actions from several sectors, especially from the Education sector.
Studies about intersectoriality and health education may help in the understanding of
necessary dynamics to sustain prevention and control actions; as well as
investments in multi/transdisciplinary studies and practices which involve different
sectors of society. The goal of this study was to understand how intersectoriality and
health education, in the eyes of different actors, may aid in dengue prevention and
control. Qualitative methods of research were applied, such as individual interviews,
opened-end questionnaires and educational actions (application and analysis of an
educational game and the production of photographic images). In total, the research
included sixty-six participants during the year of 2015, these were: managers (from
health and education sectors); health professionals (from a health unit); community
health workers; education professional (science teacher); and students from public
and private schools (9th grade). The study identified that, although Brazilian programs
for dengue prevention and control point to the importance of intersectoriality, it is
rarely put into practice, as the concept tends to be understood in a simplistic and
technical way. Health education tends to be framed as merely training directed
towards health professionals, health workers and to population in general. Though
recognized as an important practice, health education is rarely applied by participants
and its focus is reduced to individual hygienic actions and domestic care. In
contraposition, educational strategies may be one of the ways of bringing distinct
sectors together. The use of ludic methods made the exchange of experience among
the participants possible, evidencing the importance of using several educational
formats in practices and services. Thus, in relation to dengue governmental
prevention and control policies, there is a distancing between intersectoral actions,
health education and what occurs daily in the managed areas. More studies in the
area are fundamental in order to get a deeper understanding of the problem and
further adequacy of public policies.
Keywords in Portuguese
DengueIntersetorialidade
Educação em Saúde
Lúdico
Setor saúde
Setor educação
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