Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/32062
Tipo
DisertaciónDerechos de autor
Acceso abierto
Colecciones
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítem
A PRESENÇA DA PEDAGOGIA LIBERTADORA DE PAULO FREIRE NA FORMAÇÃO DOS DOCENTES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO EM SAÚDE NA ETSUS /RR
Formação Docente
Pedagogia Libertadora
Santos, Luciana Freitas dos | Fecha del documento:
2018
Miembros de la junta
Afiliación
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Resumen en portugues
Este estudo, buscou discutir as políticas educacionais voltadas à formação docente dos profissionais que atuam na Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPTNM) na área da saúde, promovidas em Roraima pelo Ministério da Saúde, na Escola Técnica de Saúde do SUS em Roraima – ETSUS/RR entre os anos de 2006 a 2014. Considera-se a hipótese de existir a presença da Pedagogia Libertadora de Paulo Freire nas atuais políticas e práticas de formação pedagógica para os docentes da EPTNM na área da saúde no âmbito do ETSUS/RR. Neste estudo, optou-se pela abordagem qualitativa de investigação dos fenômenos da realidade social, por meio da análise documental do panorama das políticas educacionais a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDBEN/1996, Diretrizes da Educação Básica e o Curso de Capacitação Pedagógica da ETSUS/RR. Na pesquisa bibliográfica trabalhamos com as principais obras de Paulo Freire, com a finalidade de conceituar as seguintes categorias: diálogo, conscientização, relação teoria-prática, construção do conhecimento, democratização. Na análise das políticas educacionais de formação docente refutamos nossa hipótese, porém, no Curso de Capacitação Pedagógica da ETSUS/RR foi identificado um alinhamento à metodologia da problematização, o uso de metodologias ativas e a adesão ao pensamento de Paulo Freire.
Resumen en ingles
This study aimed to discuss educational policies aimed at teacher training of professionals working in the Technical Higher Education (EPTNM) in the health area, promoted in Roraima by the Ministry of Health, at the Technical School of Health of SUS in Roraima - ETSUS / RR between the years 2006 and 2014. It is considered the possibility of the presence of Paulo Freire's Liberation Pedagogy in the current policies and practices of pedagogical training for the EPTNM teachers in the health area within the scope of the ETSUS / RR. In this study, we opted for the qualitative approach to investigate the phenomena of social reality, through documentary analysis of the panorama of educational policies based on the Law on Guidelines and Bases of National Education - LDBEN / 1996, Basic Education Guidelines and the Course of Pedagogical Training of ETSUS / RR. In the bibliographical research we work with the main works of Paulo Freire, with the purpose of conceptualizing the following categories: dialogue, awareness, theory-practice relationship, knowledge construction, democratization. In the analysis of the educational policies of teacher education we refute our hypothesis, however, in the ETSUS / RR Pedagogical Training Course, an alignment with the methodology of the problematization, the use of active methodologies and the adherence to the thought of Paulo Freire was identified.
Palabras clave en portugues
Educação Profissional Técnica de Nível MédioFormação Docente
Pedagogia Libertadora
Compartir