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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/31434
Type
ArticleCopyright
Open access
Sustainable Development Goals
03 Saúde e Bem-Estar04 Educação de qualidade
13 Ação contra a mudança global do clima
Collections
- IOC - Artigos de Periódicos [12841]
Metadata
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MUDANÇAS CLIMÁTICAS, SAÚDE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO POLÍTICA PÚBLICA EM TEMPOS DE CRISE SOCIOAMBIENTAL
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Laboratório de Avaliação e Promoção da Saúde Ambiental. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Curso de Pós-Graduação em Educação. Seropédica, RJ, Brasil.
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Ambiental, Diversidade e Sustentabilidade. Curso de Pós-Graduação em Educação. Nova Iguaçu, RJ, Brasil.
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Ambiental, Diversidade e Sustentabilidade. Curso de Pós-Graduação em Educação. Nova Iguaçu, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
Este trabalho apresenta uma reflexão sobre o papel da educação ambiental crítica como promotora da saúde e sugere a sua utilização como política pública prioritária nos processos de adaptação e mitigação dos problemas ambientais decorrentes de mudanças climáticas. Discute, ainda, a crise socioambiental e a saúde planetária; as interferências das mudanças climáticas na saúde; a divergência terminológica das vertentes educacionais para a discussão dos problemas ambientais; o papel da educação e do educador ambiental e a Educação Ambiental crítica como promotora da Saúde, capaz de construir do coletivo para o coletivo, uma sociedade resiliente às mudanças climáticas e em sintonia com a natureza. O artigo apresenta, assim, diferentes formas de viabilizar a praticidade
do discurso teórico.
Abstract
This work shows a re0 ection on the role of critical environmental education as a health promoter and suggest its use as a priority public policy in the processes of adaptation and mitigation of environmental problems caused by climate changes. Discuss in this article, the socio- environmental crisis and planet’s health; the interferences of climatic changes in health, the terminological divergence of educational areas for the discussion of environmental problems; the role of education and the environmental educator and Critical Environmental Education as a promoter of the One Health, able to construct from the collective to the collective, a society resilient to the climatic changes and in balance with nature. The article show diferent ways to make feasible the theoretical discourse.
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