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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/31365
Tipo de documento
ArtigoDireito Autoral
Acesso aberto
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
04 Educação de qualidade16 Paz, Justiça e Instituições Eficazes
Coleções
- IOC - Artigos de Periódicos [12791]
Metadata
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O CONHECIMENTO DA CRIANÇA HALITI-PARESÍ SOBRE A HANTAVIROSE ATRAVÉS DE EXPRESSÕES ARTÍSTICAS
The Haliti-Paresí child's knowledge about hantavirus in artistic expressions
Título alternativo
El conocimiento del niño Haliti–Paresí acerca de hantavirus a través de expresiones artísticasThe Haliti-Paresí child's knowledge about hantavirus in artistic expressions
Autor(es)
Afiliação
Universidade do Estado de Mato Grosso. Campus Tangará da Serra. MT, Brasil
Universidade do Estado de Mato Grosso. Campus Tangará da Serra. MT, Brasil
Universidade do Estado de Mato Grosso. Campus Tangará da Serra. MT, Brasil
Universidade do Estado de Mato Grosso. Campus Tangará da Serra. MT, Brasil
Universidade Federal de Mato Grosso. Instituto de Saúde Coletiva. MT, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Laboratório de Hantaviroses e Rickettsioses. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade do Estado de Mato Grosso. Campus Tangará da Serra. MT, Brasil
Universidade do Estado de Mato Grosso. Campus Tangará da Serra. MT, Brasil
Universidade do Estado de Mato Grosso. Campus Tangará da Serra. MT, Brasil
Universidade Federal de Mato Grosso. Instituto de Saúde Coletiva. MT, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Laboratório de Hantaviroses e Rickettsioses. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Resumo
Objetivo: Buscou-se identificar o conhecimento das crianças Haliti-Paresí sobre a hantavirose através de expressões artísticas. Método: Trata-se de um estudo do tipo descritivo-interpretativo e qualitativo conduzido com nove crianças da etnia Haliti-Paresí através da arteterapia, sendo a análise dos desenhos realizada adotando-se a técnica de registro único de análise. Resultados: Foram analisados 14 registros gráficos de nove crianças em três categorias: ambiente físico e social; conhecimento sobre a transmissão da hantavirose e conhecimento sobre o agravo/letalidade. Nas expressões artísticas observou-se a presença do reservatório da doença e a gravidade clínica com imagens de hospitalização. Conclusão: As produções artísticas das crianças desvelaram a importância de medidas educativas e preventivas que contribuam para melhoria da qualidade de vida.
Resumo em Inglês
Objective: To identify the knowledge of Haliti-Paresí children about hantaviruses through artistic expressions. Method: This is a descriptive-interpretative and qualitative study conducted with nine children of the Haliti-Paresí ethnicity through art therapy. The analysis of the design was performed using the single analysis recording technique. Results: We analyzed 14 graphic records of nine children in three categories: physical and social environment, knowledge about the transmission of hantaviruses and knowledge about the disease/lethality. In the artistic expressions the presence of the reservoir of the disease was observed and the clinical severity with hospitalization images. Conclusion: The artistic productions of the children revealed the importance of educational and preventive measures that contribute to the improvement of the quality of life.
Keywords: Child rearing, design, hantavirus, health of indigenous peoples.
Resumo em Espanhol
Objetivo: Se buscó identificar el conocimiento de los niños Haliti-Paresí sobre la hantavirose a través de las expresiones artísticas. Método: Se trata de un estudio del tipo descriptivo-interpretativo y cualitativo conducido con nueve niños de la etnia Haliti-Paresí a través de la arteterapia, siendo el análisis de los diseños realizados utilizando la técnica de registro único de análisis. Resultados: Se analizaron 14 registros gráficos de nueve niños en tres categorías: ambiente físico y social; conocimiento sobre la transmisión de la hantavirose y el conocimiento sobre el agravio/letalidad. En las expresiones artísticas se observó la presencia del reservorio de la enfermedad y la gravedad clínica con imágenes de hospitalización. Conclusión: Las producciones artísticas de los niños desvelaron la importancia de medidas educativas y preventivas que contribuyan a la mejora de la calidad de vida.
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