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ArtigoDireito Autoral
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- COC - Artigos de Periódicos [1106]
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A AMAZÔNIA NO PÓS-GUERRA E A CONSTRUÇÃO DA RODOVIA BELÉM-BRASÍLIA
Andrade, Rômulo de Paula | Data do documento:
2014
Título alternativo
Postwar amazon and the construction of the belém- brasília motorwayAutor(es)
Afiliação
Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Resumo
O objetivo do presente artigo é apontar um breve panorama das políticas estatais para a região amazônica após a Segunda Guerra Mundial, tendo como culminância a construção da Rodovia Belém-Brasília, uma das maiores intervenções estatais na região. A intenção é problematizar o percurso histórico da região, entrecruzando-o com os contextos nacionais e internacionais, frente à emergência do desenvolvimento como uma bandeira das nações industrializadas. Sob a égide do desenvolvimento, políticas públicas foram formuladas com diferentes preocupações, como a criação de estradas para acabar com o “isolamento histórico”. Tal ideia reafirmou uma concepção recorrente sobre a Amazônia: uma região despovoada, insalubre, dona de uma natureza selvagem e, principalmente, inimiga do progresso. Este enquadramento da região Amazônica não representava uma novidade, mas tratava-se da adaptação de mitos e construções anteriores a esse novo período do desenvolvimento. Inicialmente, vamos traçar um panorama das intervenções estatais e dos debates políticos envolvendo a região amazônica no período democrático (1946-1964)
Resumo em Inglês
This work aims at reviewing state policies for the Amazon region after World War II, which culminated in the construction of the Belém-Brasília motorway, one of the biggest state interventions in the region. The intention here is problematizing the history of the region, intertwined with the national and international context, against the emergence of the notion of development as emblem of industrialised countries. In name of development, various public policies were formulated, such as the building of roads to put an end to an alleged “historical isolation”. Such an idea reinforced the current image of the Amazon: a scarcely populated and diseased region, characterised by wilderness and, mainly, an obstacle to progress. This representation of the Amazon region is not a novelty: on the contrary, it is based on the adaptation of old myths and constructions to this new period of development. Initially, we will trace an outline of state interventions and political debates involving the Amazon in the Second Republic (1946-1964). Later one, the focus will shift on the construction of the Belém-Brasília motorway, one of the main accomplishments of Kubitschek’s government
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