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DIMENSÕES HISTÓRICAS DA INTERNACIONALIZAÇÃO: O PAPEL DA DIPLOMACIA CULTURAL ALEMÃ NA MOBILIDADE ACADÊMICA TRANSNACIONAL (1919–1945)
Mobilidade acadêmica
Diplomacia cultural
Política cultural externa alemã
República de Weimar
Alemanha nazista
Academic mobility
Cultural diplomacy
German foreign cultural policy
Weimar Republic
Nazi regime
Internacionalidade/história
Educação Superior
Pesquisa
História do Século XX
Alemanha
Silva, André Felipe Cândido da | Fecha del documento:
2018
Titulo alternativo
Historical Dimensions of Internationalization: the role of the german cultural diplomacy in the transnational academic mobility (1919–1945)Afiliación
Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Resumen en portugues
A internacionalização é considerada um processo fundamental para aperfeiçoamento da qualidade do ensino superior e da pesquisa científica e como fruto da globalização contemporânea e das exigências por ela impostas. A mobilidade transnacional de estudantes e pesquisadores representa um dos principais aspectos da internacionalização, sendo perseguida e enfatizada pelas distintas políticas e atores que a promovem. O presente artigo analisa a internacionalização como dinâmica histórica que nas primeiras décadas do século XX esteve associada às políticas de diplomacia cultural dos países europeus e Estados Unidos. Nesse sentido, pretende mostrar como ela se articulou com o intenso nacionalismo do período e com o esforço de modificar correlações de força pela conquista de nichos de identificação cultural. A análise se concentra na diplomacia cultural exercida pela Alemanha durante a República de Weimar e o regime nazista, país que esteve no epicentro dos dois conflitos mundiais, onde o incentivo ao intercâmbio de estudantes e acadêmicos assumiu sentidos específicos, referidos ao isolamento internacional pós-Tratado de Versalhes e à ambição de obter hegemonia cultural e política por meio de estratégias que variaram de acordo com o contexto político. Detalhará algumas ações direcionadas aos países latino-americanos, sobretudo ao Brasil.
Resumen en ingles
Internationalization is considered a fundamental process to improve the quality of higher education and scientific research. It is considered also as a result of contemporary globalization and its demands. One of the main aspects of the internationalization, the transnational mobility of students and researchers, is pursued and emphasized by the different policies and actors which promote it. This article analyzes internationalization as a historical dynamic that in the first decades of the 20th century was associated with the cultural diplomacy policies of the European countries and the United States. In this sense, it intends to show how it was articulated with the intense nationalism of the period and with the effort to change power correlations through the conquest of niches of cultural sympathy. The analysis focuses on the cultural diplomacy of Germany during the Weimar Republic and the Nazi regime, the country that was the protagonist of the two world wars. In Germany, the encouragement of the exchange of researchers and scholars assumed specific meanings, related to the international isolation after the Treaty of Versailles and with the ambition to obtain cultural and political hegemony. The strategies to achieve these goals varied according to the political context. The article shows details some initiatives directed to the Latin American countries, mainly to Brazil.
Palabras clave en portugues
InternacionalizaçãoMobilidade acadêmica
Diplomacia cultural
Política cultural externa alemã
República de Weimar
Alemanha nazista
Palabras clave en ingles
InternationalizationAcademic mobility
Cultural diplomacy
German foreign cultural policy
Weimar Republic
Nazi regime
DeCS
Diplomacia/históriaInternacionalidade/história
Educação Superior
Pesquisa
História do Século XX
Alemanha
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