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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/31068
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“VER DE PERTO”: A CONTRIBUIÇÃO DE UMA ATIVIDADE LÚDICA E INTERATIVA DO MUSEU DA VIDA PARA DESPERTAR O INTERESSE DE CRIANÇAS PELA CIÊNCIA
Aguiar, Suzi Santos de | Data do documento:
2018
Autor(es)
Orientador
Afiliação
Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Programa de Pós-Graduação em em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Resumo
Os Museus e Centros de Ciência são lugares de cultura, lazer e aprendizagem; neles as crianças têm a possibilidade de ampliar seus conhecimentos, brincar e se divertirem. Esses espaços vêm a cada dia ampliando e pensando em exposições e atividades lúdicas e interativas para o público infantil, e a partir desse movimento é importante pensar como as crianças interagem, se interessam pelos diversos temas a elas apresentados. Neste trabalho observamos e analisamos o engajamento entre as crianças durante a atividade “Ver de Perto”, realizada no Museu da Vida/ Casa de Oswaldo Cruz/ Fiocruz. O corpus da pesquisa foi formado por crianças de seis a sete anos, de escolas da Rede Pública Municipal de Educação do Rio de Janeiro, do entorno da Fiocruz. Para os registros foram utilizados recursos tecnológicos (gravação de áudio e vídeo) e os dados analisados com o auxílio do software Dedoose. Na análise e compreensão dos registros nos pautamos na perspectiva da “ação mediada”, que tem sua matriz na teoria sóciocultural de Vygotsky. A análise mostra-nos que a atividade possibilita diversos tipos de trocas e diferentes tipos de interações, que levam a um maior ou menor grau de engajamento entre as crianças, e que a ação da mediação é estratégica para estimular – ou desestimular – um maior engajamento entre as crianças.
Resumo em Inglês
The Museums and Science Centers are places of culture, leisure and learning, in them children have the possibility to broaden their knowledge, play and have fun. These spaces come each day widening and thinking about exhibitions and playful and interactive activities for children, and from this movement it is important to think how children interact, if they are interested in the various themes presented to them. In this work, we observed and analyzed the engagement among children during the "Ver de Perto" activity, held at the Museum of Life / House of Oswaldo Cruz / Fiocruz. The corpus of the research was formed by children aged six to seven years, from schools of the Municipal Public Education Network of Rio de Janeiro, around Fiocruz. Technological resources (audio and video recording) and data analyzed using the Dedoose software were used for the records. In the analysis and understanding of the records we are guided by the perspective of "mediated action", which has its basis in Vygotsky's sociocultural theory. The analysis shows that the activity allows for different types of exchanges and different types of interactions, which lead to a greater or lesser degree of engagement among children, and that the action of mediation is strategic to stimulate - or discourage - greater engagement among children.
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