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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/30995
Tipo de documento
TeseDireito Autoral
Acesso aberto
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
04 Educação de qualidadeColeções
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O ENSINO DE CIÊNCIAS NO CONTEXTO DOS ANOS INICIAIS DA ESCOLA FUNDAMENTAL: A FORMAÇÃO DOCENTE E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
Muline, Leonardo Salvalaio | Data do documento:
2018
Autor(es)
Orientador
Afiliação
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Resumo
O Ensino de Ciências nos anos iniciais do ensino fundamental tem sido tema de debates na agenda acadêmica. Oferecer aos alunos uma educação científica de qualidade é ponto chave para o desenvolvimento científico e tecnológico de uma nação e, por consequência formarmos alunos com capacidade de realização de uma leitura mais crítica acerca do meio que os envolve, facilitando a tomada de decisões da vida cotidiana. O objetivo geral do nosso trabalho é analisar o currículo vivido, no âmbito das disciplinas que envolvem o Ensino de Ciências, na formação inicial de graduandos em Pedagogia de uma universidade pública do Estado do Espírito Santo, além de investigar as práticas pedagógicas dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola municipal pública de ensino capixaba no contexto da educação científica. É um trabalho de natureza qualitativa, teóricoempírica, descritiva, construída a partir de observações, análise de grade curricular e ementas, além de entrevistas semiestruturadas conduzidas com professores dos anos iniciais do ensino fundamental da escola municipal selecionada em Vitória (ES) e da universidade pública Capixaba A metodologia foi construída a partir das seguintes etapas: fase exploratória; coleta de dados e análise de dados. Para a análise de dados, usamos a análise de conteúdo do tipo temática proposta por Laurence Bardin. Percebemos dificuldades no que tange à formação inicial e continuada no Ensino de Ciências, tanto entre os alunos que cursam a licenciatura em Pedagogia como entre os professores da escola de ensino fundamental. Estas dificuldades têm reflexos no cotidiano escolar, proporcionando um Ensino de Ciências ainda fragmentado, disciplinar e com metodologias que não chamam a atenção do discente. Embora os resultados indiquem que o ensino por investigação está mais presente na universidade do que na escola analisada é preciso nestes dois espaços promover ações afirmativas de formação continuada para o educador na área científica, que precisam estar planejadas e atreladas às práxis cotidianas dos sujeitos.
Resumo em Inglês
The Teaching of Science in the initial years of elementary education has been the subject of debates in the academic agenda. Providing students with a quality science education is a key point for the scientific and technological development of a nation and, as a consequence, we train students with a capacity to perform a more critical reading about the environment that surrounds them, facilitating the decision-making of everyday life. The general objective of our work is to analyze the curriculum, within the scope of the disciplines that involve Science Teaching, in the initial formation of undergraduates in Pedagogy of a Public University Espírito Santo State of Brazil, besides investigating the pedagogical practices of the teachers during the initial years of teaching at an elementary municipal public school in the context of science education. It is a qualitative, theoretical-empirical, descriptive kind of work, constructed from observations, curriculum analysis and menus, semi-structured interviews conducted with teachers from the initial years of elementary school of the municipal school selected in Vitória (ES) and the Capixaba public university The methodology was constructed from the following stages: exploratory phase; data collection and data analysis. For the analysis of data, we use the content analysis of the thematic type proposed by Laurence Bardin. We perceive difficulties in relation to the content of the discipline Biology in what concerns the initial and continued formation in Science Teaching, both among the students who attend the undergraduate course in Pedagogy and among the teachers of the elementary school. These difficulties have reflexes in everyday school activities, providing a still fragmented, disciplinary Science Teaching with methodologies that do not catch the attention of the students. Although the results indicate that research teaching is more present in the university studied than in the school analyzed, it is necessary in these two spaces to promote affirmative actions of continuing education for the educator in the scientific area that need to be planned and linked to the everyday praxis of the subjects.
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