Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/30907
Tipo
ArtículoDerechos de autor
Acceso abierto
Colecciones
- COC - Artigos de Periódicos [1100]
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítem
O PAPEL EDUCACIONAL DO MUSEU DE CIÊNCIAS: DESAFIOS E TRANSFORMAÇÕES CONCEITUAIS
Educação em ciências
Deslocamentos culturais em museus
Science education
Cultural displacements in museums
Titulo alternativo
The Educational Role of the Science Museums: challenges and conceptual changesAfiliación
Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Museu da Vida. Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Universidade Federal do Rio de Janeiro. Núcleo de Tecnologia Educacional para as Ciências de Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Universidade Federal do Rio de Janeiro. Núcleo de Tecnologia Educacional para as Ciências de Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Resumen en portugues
Neste artigo evidenciamos a centralidade dada nos últimos anos à dimensão educativa dos museus de ciências e uma transformação nesse conceito, apoiada por formulações que vêm sendo produzidas em fóruns internacionais e por cientistas de várias formações. Mostramos que de forma articulada a desafios colocados por deslocamentos culturais ocorridos a partir do final do século XX, crescentemente essas instituições vêm assumindo um compromisso institucional como serviço público e com a educação integral ao longo da vida dos indivíduos; e, buscando novas alternativas para melhorar o processo de comunicação com o público visitante, no intuito de romper com modelos tradicionais de transmissão de conhecimento. Apresentamos por fim alguns desafios que permanecem para consolidar o papel dessas instituições como lugar de construção de cidadania.
Resumen en ingles
This article brings into evidence the centrality given lately to the educational role of the science museums as well as a change on the education concept over the years, based upon formulations produced at international forums and by scientists from different backgrounds. Parallel to challenges introduced by late cultural displacements, it is shown that an institutional engagement as public services compromised with permanent education has increasingly taken place among these museums. Also, it is verified how these institutions are seeking new alternatives to improve the communication with the public, parting away with the traditional knowledge transmission models. Finally, we present some remaining challenges to consolidate the role of the science museums as sites of citizenship construction.
Palabras clave en portugues
Educação em museus de ciênciasEducação em ciências
Deslocamentos culturais em museus
Palabras clave en ingles
Education in science museumsScience education
Cultural displacements in museums
Compartir