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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/30300
MUDANÇAS CONCEITUAIS NA GESTÃO DA DUCAÇÃO NA SAÚDE: O DESAFIO DA IMPLEMENTAÇÃO DA AÇÃO PERMANENTE NA PRÁTICA
Qualificação Profissional
Gestão em Saúde
Serviços de saúde / organizaçäo & administraçäo
Políticas, planejamento e administração em saúde
Educação em saúde
Macêdo, Neuza Buarque | Data do documento:
2010
Título alternativo
Conceptual changes in the management of ducation in health: the challenge of implementation of permanent action in practiceAutor(es)
Orientador
Membros da banca
Afiliação
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Aggeu Magalhães. Recife, PE, Brasil.
Resumo
O caminho utilizado neste estudo foi a revisão sistemática de literatura da produção científica e do normativo-legal, com o objetivo de identificar as principais concepções teórico conceituais referentes à Gestão da Educação na Saúde, no período de 2003 a 2009. Na prática da organização dos serviços de saúde, os gestores municipais vêm se constituindo importantes atores, apontando para a necessidade de qualificação para o exercício de práticas comprometidas com a consolidação do SUS. Após a aplicação de critérios de inclusão 16 artigos e 6 portarias entraram para a revisão. No âmbito da gestão do trabalho, o debate sobre educação, gira em torno de duas principais concepções, a Educação Continuada, centrada no modelo acadêmico, e a Educação Permanente, centrada na aprendizagem em equipe, inerente aos grupos de trabalhadores. A análise da produção científica e do marco normativo-legal sugere que as transformações conceituais desafiam todos os atores da saúde a realizarem uma ruptura teórico-conceitual e de posicionamento subjetivo, superando uma posição de recurso humano, realizador de tarefas, para a de sujeito capaz de refletir sobre os processos de trabalho
Resumo em Inglês
The path used in this study was a literature systematic review of scientific and normativelegal
output in order to identify the key theoretical and conceptual notions regarding the
Management of Education in Health in the period 2003 to 2009. In the health service
organization practice, municipal managers come to constitute important actors, pointing to the
need for qualification for the practices committed to the consolidation of the SUS. After the
application of inclusion criteria, 16 articles and 6 decrees entered in the review. Under the
work management, the debate on education goes around two main concepts, the Continuing
Education, focused on the academic model, and the Permanent Education, focused on learning
as a team, which is inherent to the groups of workers. The analysis of scientific production
and the legal-normative framework suggests that the conceptual transformations defy all
health actors to achieve a theoretical-conceptual rupture and subjective positioning,
overcoming a position of "human resource", an accomplisher of tasks, to that of a subject
capable of reflecting on the work processes.
DeCS
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Gestão em Saúde
Serviços de saúde / organizaçäo & administraçäo
Políticas, planejamento e administração em saúde
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