Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/30089
Tipo de documento
ArtigoDireito Autoral
Acesso aberto
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
04 Educação de qualidadeColeções
- COC - Artigos de Periódicos [1106]
Metadata
Mostrar registro completo
CIÊNCIA E TEATRO: UM ESTUDO SOBRE AS ARTES CÊNICAS COMO ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO E DIVULGAÇÃO DA CIÊNCIA EM MUSEUS
Título alternativo
Science and theater: a study of the performing Arts as a strategy for Science communication in museumsAutor(es)
Afiliação
Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Museu da Vida. Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro. Museu Ciência e Vida. Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro. Museu Ciência e Vida. Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro. Museu Ciência e Vida. Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Museu da Vida. Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro. Museu Ciência e Vida. Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro. Museu Ciência e Vida. Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro. Museu Ciência e Vida. Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro. Museu Ciência e Vida. Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Museu da Vida. Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro. Museu Ciência e Vida. Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Resumo
O teatro tem sido usado como estratégia de educação e divulgação da ciência em museus. Neste artigo, analisamos duas atividades teatrais oferecidas pelo Museu Ciência e Vida, de Duque de Caxias (RJ). Com base em entrevistas e questionários, verificamos que os visitantes consultados têm familiaridade com o teatro, embora sejam frequentadores esporádicos desses espaços. Aqueles com menos acesso a programas culturais, envolvimento prévio com as temáticas abordadas e cujos filhos se engajaram na atividade tenderam a uma recepção positiva da mesma. Quando a atividade não atraía a criança ou a expectativa em relação a ela era diferente da vivenciada, a tendência foi de insatisfação. Independentemente das opiniões colhidas, vimos que as atividades despertaram no público reações que seriam dificilmente provocadas por atividades tradicionais do museu. Por este e outros motivos, defendemos a interação entre ciência e teatro como uma estratégia instigante e diferenciada de educação e divulgação da ciência.
Resumo em Inglês
Theater has been used as a strategy for science education and communication in museums. In this article, we analyze two theatrical activities offered by the Museum of Science and Life, located at Duque de Caxias (RJ). Based on interviews and questionnaires, we found that the visitors consulted are familiar with the theater, although they are not frequent visitors. Those with less access to cultural programs, previous involvement with the topics addressed and whose children engaged in the activity tended to receive it positively. When the activity did not attract the child in the group or the expectation it raised was different from that expected, the tendency was dissatisfaction. Regardless of the opinions gathered, we observed that the activities aroused public reactions that would be difficult to provoke by traditional museum activities. Thus, we advocate the interaction between science and theater as a differentiated strategy for science education and communication.
Compartilhar