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Tipo de documento
ArtigoDireito Autoral
Acesso aberto
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- IFF - Artigos de Periódicos [1284]
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APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS NA FORMAÇÃO MÉDICA E O CURRÍCULO TRADICIONAL DE MEDICINA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Título alternativo
Problem-Based Learning in medical education and the development of traditional medicine: a review of the literatureAutor(es)
Afiliação
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Fernandes Figueira. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade Federal de São Carlos. São Carlos, SP, Brasil.
Universidade Federal de São Carlos. São Carlos, SP, Brasil.
Universidade Federal de São Carlos. São Carlos, SP, Brasil.
Universidade Federal de São Carlos. São Carlos, SP, Brasil.
Universidade Federal de São Carlos. São Carlos, SP, Brasil.
Universidade Federal de São Carlos. São Carlos, SP, Brasil.
Resumo
Este artigo analisa estudos que comparam a utilização da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) na formação médica com o desenvolvimento de currículo tradicional de Medicina. O desenho metodológico, caracterizado como uma revisão da literatura sobre o assunto, realizada a partir de uma abordagem qualitativa, apoia-se na busca de artigos em bases de dados e bibliotecas virtuais, publicados de 1998 a 2008, com os termos medicina, graduação, aprendizagem baseada em problemas e ensino tradicional. O material foi estudado a partir da técnica de análise de conteúdo temática. A discussão se desenvolve a partir dos resultados acerca do uso da ABP na graduação médica em comparação aos resultados de cursos de currículo tradicional. Conclui-se que o uso da ABP na graduação médica pode ser uma alternativa na implementação das diretrizes brasileiras para a formação médica.
Resumo em Inglês
This article examines studies that compare the use of problem-based learning (PBL) in medical training with the development of the traditional medical curriculum. The methodological design, a literature review of the subject with a qualitative approach, was based on an article search in databases and virtual libraries, with publications from 1998 to 2008, using the terms medicine, undergraduate education, problem-based learning and traditional education. The material was studied using thematic content analysis. The discussion is based on results with use of PBL in undergraduate medical training, compared to the traditional medical curriculum. In conclusion, PBL in undergraduate medical education can be an alternative to traditional Brazilian curricular guidelines for medical training.
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