Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/29595
IMPLANTAÇÃO DA COGESTÃO EM UMA UNIDADE DE SAÚDE FEDERAL NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO: AVANÇOS E DESAFIOS E SEUS EFEITOS NA MOTIVAÇÃO
Pereira, Carlos Roberto Pinto | Data do documento:
2018
Autor(es)
Orientador
Afiliação
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira IFF. Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Resumo
O objetivo geral é identificar os avanços e os desafios decorrentes do processo de implantação de um novo modelo de gestão, bem como os seus efeitos na motivação das pessoas envolvidas. Em seus objetivos específicos, o trabalho pretende identificar o grau de participação dos entrevistados no modelo gerencial de cogestão e o quanto eles se encontram motivados nesse novo ambiente em que estarão sofrendo a influência dos diferentes graus hierárquicos da gestão e as barreiras impostas pela cultura organizacional. A abordagem é qualitativa e os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, nas quais buscou-se identificar as características do fenômeno estudado. Os dados coletados foram tratados por meio da análise de conteúdo.
Como resultado da análise dos dados foi possível identificar quais são os avanços e desafios percebidos pelos membros dos colegiados de Área de Atenção e como estão motivados os profissionais no que diz respeito à implantação do novo modelo e em relação à sua prática profissional.
A aplicabilidade da pesquisa se mostra bastante relevante, já que com a identificação dos fatores intervenientes no processo de implantação de um novo modelo gerencial, em que se aponta o que foi percebido como avanço, como desafio e quais são os seus efeitos na motivação, é possível aplicar recursos nos pontos que precisam ser revisitados e potencializar os que estão tendo um efeito positivo. Isso significa um ganho na direção de melhor investimento dos recursos. A identificação dos fatores que influenciam na reformulação do modelo de gestão e nos efeitos que se tem na motivação pode indicar um caminho seguro para uma melhor aplicação de recursos e melhoria dos serviços que são ofertados à população. A estrutura hospitalar é pouco permeável a mudanças, e as tentativas de implementá-las são traumáticas. A identificação dos avanços e desafios durante o processo de implantação da cogestão é um campo pouco explorado, principalmente quando se associam a esses dados os efeitos na motivação.
Resumo em Inglês
The overall objective is to identify the advances and the challenges during
the process of implantation a management model co-management and what its effects
are on the motivation of the people involved. In its specific objectives, the study sought
to identify the degree of participation of the interviewees in the co-management
managerial model and how motivated they are in this new environment in which they
will be suffering the influence of different hierarchical levels of management and the
barriers imposed by the organizational culture.
Compartilhar