Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/29053
Tipo
DisertaciónDerechos de autor
Acceso abierto
Objetivos de Desarrollo Sostenible
04 Educação de qualidade08 Trabalho decente e crescimento econômico
Colecciones
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítem
DIDÁTICA COERENTE COM A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: ELEMENTOS DE APROXIMAÇÃO DA EDUCAÇÃO DO JOVEM ADULTO TRABALHADOR
Silva, Livaldo Teixeira da | Fecha del documento:
2018
Director
Miembros de la junta
Afiliación
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio.Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Resumen en portugues
Trabalhador? Eis a questão. A motivação e justificativa deste estudo se deu pela vivência e os sucessivos encontros com o objeto na atividade acadêmico-profissional e na respectiva literatura. Nesse sentido, conceitua a Didática e Pedagogia, suas relações e historicidade; após, apresenta os fundamentos ontológico-históricos, políticos, econômicos, epistemológicos e socioculturais da educação do trabalhador e a perspectiva anunciada; em seguida, identifica na história da educação do trabalhador no Brasil as políticas, concepções e conceitos relevantes e discute a articulação entre a fundamentação teórico-metodológica da Pedagogia Histórico-crítica com o processo de organização do ensino-aprendizagem. Por fim, sistematiza apontamentos sobre a prática mediante diálogo da experiência com a respectiva literatura. A pesquisa bibliográfica e qualitativa toma como principais referenciais teóricos Saviani (2004; 2007; 2008a; 2008b; 2009; 2011; 2012 e 2015), Marx (2010), Moura, Lima Filho e Silva (2013), Gasparin (2012), Abrantes e Bulhões (2016), Frigotto (1984 e 2017) e Ramos (2001; 2003; 2010 e 2017). Para a análise documental serão utilizados como referência o Banco Mundial (2015) e Brasil (1996; 2006; 2009); Dom Bosco (2006; 2009 e 2011).
Resumen en ingles
High School. Its object to study is the 'Didactics of Historical-Critical Pedagogy', an important knowledge for the educator’s undergraduate and qualification courses from different subjetcts and modalities. What is the possibility of Historical-Critical Pedagogy acting in overcoming the fragmentation of didactic-pedagogical work in Worker's Education? That is the question. The motivation and justification of this study was given by the experience and successive meetings with the object in the academic-professional activity and in the respective literature. In this sense, it conceptualizes Didactics and Pedagogy, its relations and historicity; afterwards, it presents the ontological-historical, political, economic, epistemological and sociocultural foundations of worker’s education and the announced perspective; then identifies relevant policies, conceptions and concepts in worker’s education’s history in Brazil and it discusses the articulation between the theoretical-methodological foundation of Historical-Critical Pedagogy and the process of teaching-learning organization. Finally, it systematizes notes about the practice, through experience dialogue with the respective literature. The bibliographical and qualitative research takes as main theoretical references, Saviani (2004, 2007, 2008a, 2008b, 2009, 2011, 2012 and 2015), Marx (2010), Moura, Lima Filho and Silva (2013), Gasparin (2012), Abrantes and Bulhões (2016), Frigotto (1984 and 2017) and Ramos (2001, 2003, 2010 and 2017); for the documentary analysis, World Bank (2015) and Brazil (1996, 2006; 2009); Don Bosco (2006, 2009 and 2011).
Compartir