Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/28549
IMPLANTAÇÃO DO ACOLHIMENTO NA GERÊNCIA OPERACIONAL DE GESTÃO DE PESSOAS/ DSIII
Pessoal de Saúde
Gestão em Saúde
Acolhimento
Sistema Único de Saúde
Administração de Recursos Humanos em Saúde
Braga, Rosemary de Souza | Data do documento:
2012
Título alternativo
Deplyment in hospitality operational management people management/ DSIIIAutor(es)
Orientador
Membros da banca
Afiliação
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Aggeu Magalhães. Recife, PE, Brasil.
Resumo
Este Plano de Intervenção tem por objetivo implantar o processo de trabalho acolhimento na Gerência Operacional de Gestão de Pessoas (GOGP) do Distrito Sanitário III (DSIII) da Secretária de Saúde (SS) do Município do Recife. A escolha do tema acolhimento foi motivado, pelas constantes dificuldades na gerência dos processos de trabalho, junto aos servidores, onde notou- se falhas na construção e condução dos processos administrativos, com centralização de demandas na figura do gestor da GOGP, criando, assim, uma sobrecarga e acúmulo de trabalho, com pouca intervenção da equipe acarretando mais descompromisso. O presente plano inclui discussões, oficinas e capacitações nos espaços com rodas de diálogo e formação de grupos composto por técnicos e gestores da GOGP, para construção e atuação direta no processo a ser implantado. Tal plano apresenta-se de duas modalidades: acolhimento presencial e o acolhimento através de contato por telefone. O plano consta de protocolo, com escuta qualificada e humanizada, permitindo a classificação de prioridade a partir das demandas com resposta imediata, garantindo o acesso, atendimento humanizado de forma equânime, universal e integral, como preconizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Resumo em Inglês
This Intervention Plan aims to deploy the work process in the host Operating
Management Personnel Management (GOGP) Health District III (DSIII) Secretary of
Health (SS) in the city of Recife. The theme - "host" was motivated by the ongoing
difficulties in the management of work processes, together with the servers, where it
was noted flaws in the construction and conduct of administrative proceedings, with
centralization of demands in the figure of manager GOGP, creating thus an overload
and backlog, with little intervention team causing more disengagement. This plan
includes discussions, workshops and trainings with wheels spaces for dialogue and
formation of groups composed of technicians and managers GOGP, building and
operating directly in the process to be implemented. This plan comes in two modes:
face host and host through telephone contact. The plan consists of protocol, with
qualified listening and humanized, allowing priority rating from the immediate
response to demands, guaranteeing access, humanized form of equitable, universal
and comprehensive, as recommended by the Unified Health System (SUS).
DeCS
Recursos HumanosPessoal de Saúde
Gestão em Saúde
Acolhimento
Sistema Único de Saúde
Administração de Recursos Humanos em Saúde
Compartilhar