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O ENSINO DA PATOLOGIA E SUA INFLUÊNCIA NA ATUAÇÃO DE PATOLOGISTAS E INFECTOLOGISTAS NO RIO DE JANEIRO
Alternative title
Influence of Pathology Teaching on the Performance of Pathologists and Infectious Diseases Specialists in Rio de JaneiroAuthor
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz.Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz.Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Instituto Evandro Chagas, Ananindeua, Pará, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz.Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz.Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz.Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Instituto Evandro Chagas, Ananindeua, Pará, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz.Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz.Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
Estudos sobre o ensino da patologia no Brasil são escassos e mostram um cenário desmotivador para
estudantes e professores. Embora essa disciplina seja fundamental à formação médica, o distanciamento
entre o seu ensino e o das demais disciplinas clínicas leva ao não reconhecimento, por parte dos estudantes,
da importância da patologia para a formação profissional, especialmente na área de doenças
infecciosas. O objetivo deste estudo foi investigar o processo de formação e produção do conhecimento
em patologia em três faculdades de Medicina com ensino tradicional no Estado do Rio de Janeiro e seu
impacto na atuação de patologistas e infectologistas. Trata-se de um estudo qualitativo com utilização
da técnica do discurso do sujeito coletivo em entrevistas semiestruturadas. Foram entrevistados sete
professores de patologia de duas faculdades públicas e de uma particular e dez médicos – cinco patologistas
que atuavam no Rio de Janeiro e cinco infectologistas de um centro de referências em doenças
infecciosas no Rio de Janeiro. A disciplina de patologia é oferecida de forma descontextualizada em
períodos específicos. Professores reconhecem que aulas descontextualizadas não estimulam o interesse
pela especialidade nem preparam estudantes para interação com patologistas e serviços de anatomia
patológica. Para infectologistas, falta percepção da importância da patologia na graduação, o que para
patologistas gera dificuldades na interação com infectologistas, resultando em preenchimento incompleto
de solicitação de exames histopatológicos, dificuldade na interpretação de laudos e envio inadequado
de amostras. Infectologistas e patologistas acreditam que mais aulas práticas, maior integração
com a clínica e a presença do patologista em outros cenários de aprendizagem aumentem o interesse
pela patologia. Todos os professores, infectologistas e patologistas pesquisados reconheceram a existência
de lacunas no ensino-aprendizagem na disciplina de patologia na graduação médica e a necessidade
de reformulação para torná-la uma especialidade mais interessante e alinhada à realidade profissional.
Abstract
Studies on the teaching of pathology are scarce in Brazil and show a demotivating scenario for students
and professors. Although it is fundamental for medical training, the distance between pathology
and other clinical disciplines leads to students not recognizing the importance of pathology for their
professional education, especially in the field of infectious diseases. The aim of this study was to investigate
the teaching-learning process of pathology in three medical schools in the state of Rio de Janeiro
which offer traditional teaching, and its impact on the work of pathologists and infectious disease
specialists. It is a qualitative study using the collective subject discourse technique in semi-structured
interviews. We interviewed seven pathology professors from the three medical schools along with 10
physicians, five pathologists working in pathology laboratories and five infectious disease specialists
from a referral center on infectious diseases in Rio de Janeiro. The discipline of pathology is taught in
a non-contextualized manner limited to a few semesters. Professors recognize that non-contextualized
classes neither stimulate interest in the specialty nor prepare students for interaction with pathologists
and pathology laboratories. For infectious disease specialists, medical undergraduates’ lack of
perception regarding the importance of pathology leads to difficult interaction between pathologists
and infectious disease specialists. This difficult interaction translates into incomplete histopathological
requests, difficulty in interpreting pathology reports and inadequate sending of samples. Infectious
disease specialists and pathologists believe that a focus on more practical activities, greater
integration with clinical disciplines and the presence of pathologists in other learning scenarios would
increase interest in pathology. All the professors and physicians surveyed acknowledged the existence
of gaps in the teaching of pathology in medical schools and the need for a reformulation to make it a
more interesting discipline and aligned with future practice.
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