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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/27186
Tipo
DisertaciónDerechos de autor
Acceso abierto
Fecha del embargo
2019-03-02
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ANÁLISE DA EDUCAÇÃO INTERPROFISSIONAL EM SAÚDE ATRAVÉS DA EXPERIÊNCIA DA RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE DA FAMÍLIA
Programas de Pós-Graduação em Saúde
Prática Profissional
Atenção Primária à Saúde
Health Postgraduate Programs
Professional Practice
Primary Health Care
Aprendizagem
Conhecimentos, Atitudes e Prática em Saúde
Educação Profissionalizante
Educação Superior
Pessoal de Saúde
Saúde da Família/recursos humanos
Brasil
Humanos
Brito, Juliana Santos Siebra | Fecha del documento:
2017
Titulo alternativo
Analysis of Interprofessional Health Education through the experience of Multiprofessional Residency in Family HealthDirector
Miembros de la junta
Afiliación
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Aggeu Magalhães. Recife, PE, Brasil.
Resumen en portugues
As residências multiprofissionais em saúde constituem-se um espaço privilegiado de aprendizagem através das práticas cotidianas, na gestão e serviços de saúde, relacionando-se à educação permanente. A prática multiprofissional e interprofissional na saúde é destacada nos discursos oficiais como um dos objetivos a serem alcançados na cultura do trabalho em saúde, de forma a desenvolver o princípio da integralidade. Compreender nos espaços micropolíticos dos serviços e das instituições formadoras como a Educação Interprofissional (EIP) e a Prática Interprofissional Colaborativa (PIC) são processados pode trazer novas reflexões no campo das residências. Este estudo se propõe a analisar a EIP e a PIC por meio dos programas de Residências Multiprofissionais em Saúde da Família (RMSF). A pesquisa, de abordagem qualitativa, foi realizada nos âmbitos dos dois programas de RMSF, no estado de Pernambuco. Para coleta de dados, utilizou-se como instrumentos a entrevista semiestruturada e a busca documental, com posterior análise de conteúdo, com abordagem temática. Os resultados foram alcançados a partir da análise dos projetos político-pedagógicos, das estratégias teórico-práticas de aprendizagem, da percepção das RMSF como uma forma de EIP, do trabalho em equipe, das principais formas de comunicação na Estratégia de Saúde da Família (ESF), do apoio no âmbito interinstitucional e das dificuldades para o desenvolvimento da EIP. Conclui-se que a RMSF apresenta potencial pedagógico para a EIP e para a PIC, mas diversos fatores, tanto macro quanto micropolíticos, podem representar impedimentos ao desenvolvimento destas possibilidades. Como produto da reflexão acerca do tema analisado, propõe-se novas compreensões acerca da integração entre o sistema educacional e profissional e da atuação em núcleo e campo dos profissionais de saúde.
Resumen en ingles
The multiprofessional residences in health constitute a privileged space of learning through daily practices, in the management and health services, relating to the permanent education. The multiprofessional and interprofessional practice in health is highlighted in official discourses as one of the objectives to be achieved in the culture of health work, in order to develop the principle of integrality. Understanding in the micropolitical spaces of services and training institutions such as Interprofessional Education (IPE) and Interprofessional Collaborative Practice (ICP) are processed can bring new reflections in the field of residences. This study proposes to analyze IPE and ICP through the Multiprofessional Residency in Family Health (MRFH) programs. The qualitative research was carried out in the two MRFH programs, in the state of Pernambuco. For the collection of data, the semi-structured interview and documentary search were used as instruments, with subsequent content analysis, with a thematic approach. The results were obtained from the analysis of the political-pedagogical projects, the theoretical-practical strategies of learning, the perception of MRFH as a form of IPE, of teamwork, of the main forms of communication in the Family Health Strategy, interinstitutional support and difficulties in the development of IPE. It can be concluded that MRFH has a pedagogical potential for IPE and ICP, but several factors, both macro and micropolitics, may represent impediments to the development of these possibilities. As a result of the reflection on the analyzed topic, new understandings are proposed about the integration between the educational and professional system and the work in the nucleus and field of health professionals.
Palabras clave en portugues
Educação ContinuadaProgramas de Pós-Graduação em Saúde
Prática Profissional
Atenção Primária à Saúde
Palabras clave en ingles
Continuing EducationHealth Postgraduate Programs
Professional Practice
Primary Health Care
DeCS
Capacitação de Recursos Humanos em SaúdeAprendizagem
Conhecimentos, Atitudes e Prática em Saúde
Educação Profissionalizante
Educação Superior
Pessoal de Saúde
Saúde da Família/recursos humanos
Brasil
Humanos
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