Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/26883
Tipo de documento
LivroDireito Autoral
Acesso aberto
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
04 Educação de qualidadeColeções
Metadata
Mostrar registro completo
TEMAS DE ENSINO MÉDIO: TRILHAS DA IDENTIDADE
Ribeiro, Cláudio Gomes (Coord.) | Data do documento:
2004
Autor(es)
Coordenador(es)
Organizador
Afiliação
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Vice Direção de Ensino e Informação. Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Resumo
Este livro é o primeiro fruto de um esforço coletivo de alargar o diálogo, a exposição e a seleção, enfim, o encontro com interesses afinados para além dos foros que habitualmente supomos consegui-lo. É também uma exposição em conjunto, que mostra a diversidade constitutiva de uma sempre almejada unidade de trabalho. O salto que damos, com isso, para o imprevisível acolhimento do mundo da docência e da pesquisa em temas da educação, notadamente de nível médio, representa também um salto interno, pelo. amadurecimento promovido pela contribuição do leitor interessado. Vale dizer, ainda, há um fio condutor que atravessa e orienta todo o trabalho realizado no interior da EPSJV e, por conseguinte, no referido Laboratório: a perspectiva da politecnia. Em tal horizonte de compreensão do processo educacional foi gerada a escola e assim seu projeto político-pedagógico. Buscando superar a dualidade estrutural na educação, em que gerações foram, e ainda são, formadas para desempenhar a perpetuação da sua inserção na divisão técnico-social do trabalho, a politecnia apresenta a formação omnilateral do cidadão como projeto de transformação social.
Compartilhar