Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/26678
Tipo
ArtículoDerechos de autor
Acceso abierto
Objetivos de Desarrollo Sostenible
04 Educação de qualidadeColecciones
- IOC - Artigos de Periódicos [12776]
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítem
UMA VIAGEM PELO SISTEMA DIGESTORIO: UMA PROPOSTA DE ANÁLISE DO USO DE OFICINA COMO RECURSO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO PARA ALUNOS OD ENSINO SUPERIOR
Afiliación
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca. Campus Nova Iguaçu. Nova Iguaçu, RJ, Brasil.
Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca. Campus Nova Iguaçu. Nova Iguaçu, RJ, Brasil.
Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Resumen en portugues
O ensino do corpo humano, incluindo-se o sistema digestório, constitui tópico fundamental do ensino de ciências. Apesar de sua importância, o conhecimento de estudantes sobre o tema muitas vezes se apresenta permeado por conceitos em desacordo com a literatura científica contemporânea, incompletos ou mesmo incorretos. A presente proposta pretende analisar o uso da oficina interativa “Uma Viagem pelo Sistema Digestório”, como recurso didático-pedagógico para complementar a negociação de significados, e a reconstrução de conceitos sobre fisiologia digestória humana em estudantes do ensino superior. Visamos promover a ampliação conceitual sobre a temática valendose da incorporação dos saberes científicos vigentes aos conhecimentos prévios trazidos pelos discentes, facilitando, assim, o desenvolvimento cognitivo do aluno. OBJETIVO: O presente trabalho pretende analisar o uso da oficina interativa intitulada “Uma Viagem pelo Sistema Digestório” como recurso didático-pedagógico para complementar a negociação de significados e a reconstrução de conceitos sobre fisiologia digestória humana em estudantes do ensino superior.
Compartir