Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/26569
Tipo de documento
LivroDireito Autoral
Acesso aberto
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
04 Educação de qualidadeColeções
Metadata
Mostrar registro completo
JUVENTUDE E INICIAÇÃO CIENTÍFICA: POLÍTICAS PÚBLICAS PARA O ENSINO MÉDIO
Programa de Vocação Científica
Ensino Médio
Políticas Públicas
Educação
Iniciação Científica
Ferreira, Cristina Araripe | Data do documento:
2010
Autor(es)
Organizador
Afiliação
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Laboratório de Iniciação Científica na Educação Básica. Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Universidade Federal do Rio de Janeiro. Instituto de Psicologia. Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Laboratório de Iniciação Científica na Educação Básica. Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública. Departamento de Ciências Sociais. Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Universidade Federal do Rio de Janeiro. Instituto de Psicologia. Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Laboratório de Iniciação Científica na Educação Básica. Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública. Departamento de Ciências Sociais. Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Resumo
Assim surge o presente livro, que visa fortalcer as parcerias e as estruturas institucionais, a fim de estimular o desenvolvimento de pesquisas e aportes metodológicos, e ampliar a troca de experiências e o esforço de colaboração entre pesquisadores pelos jovens no âmbito do ensino médio. A produção dos artigos aqui apresentados revela os benefícios da articulação institucional e acadêmica como forma de construção de conhecimentos com vistas à concretização de um projeto investigativo. Traz como consequência a necessidade de se ampliar a atual capacidade do campo da educação para abarcar a problemática aqui concernida no que tange também às transformações da sociedade que impactam os jovens de forma diferenciadas, conforme fatores como classe social, gênero e raça.
Palavras-chave
JuventudePrograma de Vocação Científica
Ensino Médio
Políticas Públicas
Educação
Iniciação Científica
Compartilhar