Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/26419
Tipo de documento
Trabalhos apresentados em eventosDireito Autoral
Acesso aberto
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
04 Educação de qualidadeColeções
Metadata
Mostrar registro completo
INFORMAÇÃO E REDES SOCIAIS NA SAÚDE: UMA ANÁLISE DO CAMPO DA EDUCAÇÃO POPULAR E SAÚDE COM FOCO NOS ATORES ACADÊMICOS
Informação e Comunicação em Saúde
Análise de Redes Sociais
Atores Acadêmicos
Information and Communication in Health
Social Network Analysis
Academic Actors
Título alternativo
Information and social network in health: an analysis of popular education and health’s field with a focus on the academic actorsAfiliação
Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Resumo
Este artigo busca analisar os fluxos informacionais no campo da Educação Popular e Saúde (EPS), com foco nos papéis e posições dos atores acadêmicos. Adota-se o conceito de informação relacionado ao seu aspecto sociocultural, no qual a informação está associada ao processo de transformação do conhecimento. Recorre-se ao conceito de rede social associada à ação coletiva, à noção de intelectual específico desenvolvida por Foucault e ao conceito e metodologia de construção compartilhada do conhecimento para apoiar a análise de redes sociais (ARS). Os membros do Grupo de Trabalho de EPS da Associação Brasileira da Saúde Coletiva (Abrasco) foram selecionados como campo empírico. Os resultados apontam que os atores acadêmicos possuem um papel de destaque no plano epistemológico e político, além de terem o papel de intermediar as informações que circulam na rede.
Resumo em Inglês
This paper analyzes the information flows in Popular Education and Health’s field, focusing on the roles and positions of the academic actors. Adopts the concept of information related to the sociocultural aspect, in which the information is associated with the transformation of knowledge. Uses the concept of social network associated with collective action, the notion of ‘specific’ intellectual developed by Foucault and the concept and methodology of ‘construction of shared knowledge’ to support the social network analysis. Selects as empirical field, members of the Working Group of Popular Education and Health of Associação Brasileira da Saúde Coletiva (Abrasco). The results show that academic actors have an important role in the epistemological and political plan and they also have the role of intermediate the information in the network.
Palavras-chave
Educação Popular e SaúdeInformação e Comunicação em Saúde
Análise de Redes Sociais
Atores Acadêmicos
Palavras-chave em inglês
Popular Education and HealthInformation and Communication in Health
Social Network Analysis
Academic Actors
Compartilhar