Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/26419
Tipo
Trabajos presentados en eventosDerechos de autor
Acceso abierto
Colecciones
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítem
INFORMAÇÃO E REDES SOCIAIS NA SAÚDE: UMA ANÁLISE DO CAMPO DA EDUCAÇÃO POPULAR E SAÚDE COM FOCO NOS ATORES ACADÊMICOS
Informação e Comunicação em Saúde
Análise de Redes Sociais
Atores Acadêmicos
Information and Communication in Health
Social Network Analysis
Academic Actors
Titulo alternativo
Information and social network in health: an analysis of popular education and health’s field with a focus on the academic actorsAfiliación
Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Resumen en portugues
Este artigo busca analisar os fluxos informacionais no campo da Educação Popular e Saúde (EPS), com foco nos papéis e posições dos atores acadêmicos. Adota-se o conceito de informação relacionado ao seu aspecto sociocultural, no qual a informação está associada ao processo de transformação do conhecimento. Recorre-se ao conceito de rede social associada à ação coletiva, à noção de intelectual específico desenvolvida por Foucault e ao conceito e metodologia de construção compartilhada do conhecimento para apoiar a análise de redes sociais (ARS). Os membros do Grupo de Trabalho de EPS da Associação Brasileira da Saúde Coletiva (Abrasco) foram selecionados como campo empírico. Os resultados apontam que os atores acadêmicos possuem um papel de destaque no plano epistemológico e político, além de terem o papel de intermediar as informações que circulam na rede.
Resumen en ingles
This paper analyzes the information flows in Popular Education and Health’s field, focusing on the roles and positions of the academic actors. Adopts the concept of information related to the sociocultural aspect, in which the information is associated with the transformation of knowledge. Uses the concept of social network associated with collective action, the notion of ‘specific’ intellectual developed by Foucault and the concept and methodology of ‘construction of shared knowledge’ to support the social network analysis. Selects as empirical field, members of the Working Group of Popular Education and Health of Associação Brasileira da Saúde Coletiva (Abrasco). The results show that academic actors have an important role in the epistemological and political plan and they also have the role of intermediate the information in the network.
Palabras clave en portugues
Educação Popular e SaúdeInformação e Comunicação em Saúde
Análise de Redes Sociais
Atores Acadêmicos
Palabras clave en ingles
Popular Education and HealthInformation and Communication in Health
Social Network Analysis
Academic Actors
Compartir