Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/26081
Tipo
LibroDerechos de autor
Acceso abierto
Objetivos de Desarrollo Sostenible
02 Fome zero e agricultura sustentável04 Educação de qualidade
10 Redução das desigualdades
Colecciones
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítem
CURSO TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE (CTMA): SABERES
Saúde da População Rural
Saúde do Campo
Educação do Campo
Politecnia
Movimentos Sociais
Agroecologia
Reforma Agrária
Agricultura Sustentável
MST
Pedagogia do Movimento Sem Terra
Agricultura Sustentável
Educação Profissional em Saúde Pública
Educação Ambiental
Autor
Organizador
Afiliación
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Laboratório de Educação Profissional em Vigilância em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Laboratório de Educação Profissional em Vigilância em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Laboratório de Educação Profissional em Vigilância em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Laboratório de Educação Profissional em Vigilância em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Laboratório de Educação Profissional em Vigilância em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Laboratório de Educação Profissional em Vigilância em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Laboratório de Educação Profissional em Vigilância em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Resumen en portugues
Ao longo do Fascículo 5 há uma busca pela compreensão de sentidos. Assim propusemos a escuta daqueles/as que estiveram diretamente envolvidos na construção e condução do CTMA. Segundo o antropólogo Roberto de Oliveira, os atos cognitivos do “olhar, ouvir e escrever”, também chamados faculdades
do conhecimento, são inerentes ao processo de construção do saber. Propusemos aos leitores e leitoras a compreensão dos significados das experiências a partir de relatos de vida, narrativas, trechos de entrevistas e produção artística. Por que, então, uma formação técnica de nível médio em meio ambiente com ênfase em saúde ambiental das populações do campo? Duas cartas de educadores e uma poesia compõem esse capítulo, comunicam os sentidos com uso de diferentes linguagens e respondem à questão. É aqui no fascículo Produção de Saber que o processo de textualização em que insistimos ao longo da sistematização — como etapa de elaboração de matérias-primas — faz-se mais visível ao contemplar uma diversidade de produções textuais no álbum de experiências.
Palabras clave en portugues
Diálogo de SaberesSaúde da População Rural
Saúde do Campo
Educação do Campo
Politecnia
Movimentos Sociais
Agroecologia
Reforma Agrária
Agricultura Sustentável
MST
Pedagogia do Movimento Sem Terra
DeCS
Saúde da População RuralAgricultura Sustentável
Educação Profissional em Saúde Pública
Educação Ambiental
Compartir