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Objetivos de Desarrollo Sostenible
03 Saúde e Bem-EstarColecciones
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SPATIAL STUDY OF MORTALITY IN MOTORCYCLE ACCIDENTS IN THE STATE OF PERNAMBUCO, NORTHEASTERN BRAZIL
Teorema de Bayes
Brasil / epidemiologia
Humanos
Incidência
Motocicletas / estatística & dados numéricos
Topografia Médica
População urbana
Titulo alternativo
Estudo espacial da mortalidade por acidentes de motocicleta em PernambucoAutor
Afiliación
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Aggeu Magalhães. Departamento de Saúde Coletiva. Recife, PE, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Aggeu Magalhães. Departamento de Saúde Coletiva. Recife, PE, Brasil / Universidade Federal de Pernambuco. Departamento de Medicina Social. Recife, PE, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Aggeu Magalhães. Departamento de Saúde Coletiva. Recife, PE, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Aggeu Magalhães. Departamento de Saúde Coletiva. Recife, PE, Brasil.
Secretaria de Saúde da Cidade do Recife. Departamento de Vigilância e Saúde. Recife, PE, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Aggeu Magalhães. Departamento de Saúde Coletiva. Recife, PE, Brasil / Universidade Federal de Pernambuco. Departamento de Medicina Social. Recife, PE, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Aggeu Magalhães. Departamento de Saúde Coletiva. Recife, PE, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Aggeu Magalhães. Departamento de Saúde Coletiva. Recife, PE, Brasil.
Secretaria de Saúde da Cidade do Recife. Departamento de Vigilância e Saúde. Recife, PE, Brasil.
Resumen en portugues
OBJETIVO: Analisar a distribuição espacial da mortalidade por acidentes de
motocicleta no estado de Pernambuco.
MÉTODOS: Estudo ecológico de base populacional, usando os dados
de mortalidade por acidentes de motocicletas ocorridos de 01/01/2000 a
31/12/2005. As unidades de análise foram municípios. Para a análise da
distribuição espacial dos óbitos foram construídos coefi cientes médios de
mortalidade, tendo como numerador os óbitos por acidentes de motocicletas
registrados no Sistema de Informações sobre Mortalidade e, como denominador,
a população do centro do período. Utilizaram-se técnicas de análise espacial,
suavização do coefi ciente pelo método bayesiano empírico local e o diagrama
de espalhamento de Moran, aplicados sobre a base cartográfi ca digital do
estado.
RESULTADOS: O coeficiente médio de mortalidade por acidentes de
motocicletas em Pernambuco foi de 3,47/100 mil habitantes. Dos 185
municípios, 16 faziam parte de cinco conglomerados identifi cados com
coefi cientes de mortalidade que variaram de 5,66 a 11,66/100 mil habitantes,
considerados áreas críticas. Três dessas áreas localizam-se na região de
desenvolvimento sertão e duas no agreste.
CONCLUSÕES: O risco de morrer por acidente de motocicleta é maior nas
áreas de conglomerado em regiões fora do eixo metropolitano, sugerindo
medidas de intervenção que considerem o contexto de desenvolvimento
econômico, social e cultural.
Resumen en ingles
OBJECTIVE: To analyze the spatial distribution of mortality due to motorcycle accidents in the state of Pernambuco, Northeastern Brazil.
METHODS: A population-based ecological study using data on mortality in motorcycle accidents from 01/01/2000 to 12/31/2005. The analysis units were the municipalities. For the spatial distribution analysis, an average mortality rate was calculated, using deaths from motorcycle accidents recorded in the Mortality Information System as the numerator, and as the denominator the population of the mid-period. Spatial analysis techniques, mortality smoothing coefficient estimate by the local empirical Bayesian method and Moran scatterplot, applied to the digital cartographic base of Pernambuco were used.
RESULTS: The average mortality rate for motorcycle accidents in Pernambuco was 3.47 per 100 thousand inhabitants. Of the 185 municipalities, 16 were part of five clusters identified with average mortality rates ranging from 5.66 to 11.66 per 100 thousand inhabitants, and were considered critical areas. Three clusters are located in the area known as sertão and two in the agreste of the state.
CONCLUSIONS: The risk of dying from a motorcycle accident is greater in conglomerate areas outside the metropolitan axis, and intervention measures should consider the economic, social and cultural contexts.
DeCS
Acidentes, Tráfego / mortalidadeTeorema de Bayes
Brasil / epidemiologia
Humanos
Incidência
Motocicletas / estatística & dados numéricos
Topografia Médica
População urbana
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