Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/2565
Tipo de documento
TeseDireito Autoral
Acesso aberto
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
08 Trabalho decente e crescimento econômicoColeções
Metadata
Mostrar registro completo
A AVENTURA DA MUDANÇA SOBRE A DIVERSIDADE DE FORMAS DE INTERVIR NO TRABALHO PARA SE PROMOVER SAÚDE
Formação de Trabalhadores
Mudanças e Intervenções no Trabalho em Escolas
Occupational Groups
Schools
Working Conditions
Occupational Health
Categorias de Trabalhadores
Instituições Acadêmicas
Condições de Trabalho
Saúde do Trabalhador
Souza, Katia Reis de | Data do documento:
2009
Título alternativo
Adventure of Changing: on the Diversity of Ways for Intervening in the WorkAutor(es)
Orientador
Afiliação
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Resumo
Nesta tese, analiso a aventura da mudança do trabalho por intermédio da experiência
do “Programa de Formação em Saúde, Gênero e Trabalho nas Escolas”, com ênfase na
participação – protagonista – dos trabalhadores e sindicalistas. Por meio de relatos do trabalho
em escolas, eles falaram de suas dificuldades, mas também do potencial da ação
transformadora quanto à promoção da saúde. Meu objetivo primordial consiste em reconstruir
essa experiência, lançando mão das bases conceituais de uma linhagem crítica de pensamento
(Marx, Gramsci, Freire, Odonne, Schwartz, dentre outros) que toma o trabalho como princípio
educativo e a experiência do trabalho como referência central para a sua compreensão e sua
transformação. Igualmente, busco uma melhor compreensão acerca do método do Programa
de Formação, sob o enfoque de seus aspectos educativos. Os resultados dos diálogos e das
entrevistas, marcados por narrativas tanto de êxitos quanto de obstáculos, possibilitaram
visualizar formas diversas de se analisar e de se intervir no trabalho, como também múltiplas
maneiras (individual e coletiva) de os profissionais da educação se relacionarem com sua
atividade de trabalho, o que se constatou, por exemplo, a partir do relato de uma experiência
(bem-sucedida) de gestão voltada para os trabalhadores. Outra descoberta diz respeito ao fato
de os trabalhadores entrevistados referirem, como principais mudanças, aquelas que
ocorreram no modo de ver e pensar os problemas do trabalho em relação à saúde. Com isso,
confirmei que o dispositivo metodológico empregado no Programa de Formação transforma a
elaboração subjetiva dos trabalhadores em relação ao seu próprio trabalho, pois eles já não o
percebem nem o pensam da mesma forma de antes de o terem vivenciado. Verifiquei, ainda,
que o Programa de Formação proporcionou aos sindicalistas uma argumentação mais
qualificada sobre as condições de trabalho nas escolas, o que, como conseqüência, levou-os a
se sentirem mais bem preparados para a objeção de políticas governamentais que são
antagônicas aos interesses dos trabalhadores da educação e que têm, inclusive, efeitos nocivos
sobre a saúde desse coletivo.
Resumo em Inglês
In this thesis I analyze the adventure of the changing work through the experience of
the “Program Health, Gender and Working Formation at the Schools”, with emphasis on the –
central – participation of the workers and union members, whose narratives about the work at
schools, tell us not only their difficulties, but also the potential of the transforming action
related to the promotion of health. My primeval aim is to reconstruct this experience by
means of the conceptual basis of a critical thought lineage (Marx, Gramsci, Freire, Odonne,
Schwartz and others) that considers work itself an educational principle and the work
experience a central reference to its understanding and transformation. Likewise, I pursue the
aim of a better understanding of the method of the Formation Program, focusing on its
educational aspects. The results of the dialogues and the interviews with both, narratives of
accomplishments and obstacles, gave me the possibility of visualizing different ways of
analyzing and interfering in the work, as well as the multiple ways (individual and group
oriented) of the educational professionals to be involved in their work activity, which was
stated, for instance, from the narration of a (successful) managing experience in favor of the
workers. Another discovery is related to the fact that the interviewed workers have referred,
as the main changes, those that happened in the way of seeing and thinking of the work
problems concerning to health. By means of it, I confirmed that the methodological principle,
used in the Formation Program, transforms the subjective elaboration of the workers in
relation to their own work, given to the fact that they don’t perceive or think of it in the same
way as they did before. Also, I verified that the Formation Program provided the union
members a more qualified argumentation on the work conditions at school, which, as a
consequence, impelled them to feel better prepared to objecting governmental policies against
the education workers’ interests, and being especially harmful to the group’s health.
Palavras-chave
Saúde do Trabalhador de EscolasFormação de Trabalhadores
Mudanças e Intervenções no Trabalho em Escolas
Palavras-chave em inglês
Health PromotionOccupational Groups
Schools
Working Conditions
Occupational Health
DeCS
Promoção da SaúdeCategorias de Trabalhadores
Instituições Acadêmicas
Condições de Trabalho
Saúde do Trabalhador
Compartilhar