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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/2559
Tipo de documento
TeseDireito Autoral
Acesso aberto
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
03 Saúde e Bem-EstarColeções
Metadata
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INFLUÊNCIA DO GRAU DE DEPENDÊNCIA DO FUMANTE NA EFETIVIDADE DE DUAS ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO EM CAPTAR FUMANTES PARA UM SERVIÇO DE ACONSELHAMENTO TELEFÔNICO: ESTUDO CONDUZIDO NO DIA-A-DIA DE DUAS ESTAÇÕES DE METRÔ DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO
Tabagismo
Abandono do Comportamento de Fumar
Comunicação em Saúde
Comunicação Interdisciplinar
Assunção de Riscos
Epidemiologia
Health Communication
Interdisciplinary Communication
Risk-Taking
Epidemiology
Tobacco Smoke Pollution
Comunicação em Saúde
Comunicação Interdisciplinar
Assunção de Riscos
Epidemiologia
Prevalência
Poluição por Fumaça de Tabaco
Brasil/epidemiologia
Szklo, André Salem | Data do documento:
2010
Título alternativo
Influence of the degree of dependence on smoking in the effectiveness of two communication strategies to capture smokers for a service telephone counseling: a study conducted in day-to-day two subway stations in Rio de JaneiroAutor(es)
Orientador
Membros da banca
Afiliação
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Resumo
O propósito desta Tese de Doutorado foi avaliar a efetividade de duas estratégias
de comunicação ao longo do tempo, moderada pelo grau de dependência à nicotina do
fumante, em aumentar a motivação do indivíduo para procurar um serviço de
aconselhamento telefônico. O embasamento teórico do estudo proposto, bem como os
detalhamentos da metodologia utilizada e dos resultados encontrados, são descritos ao
longo do texto e são complementados pelos sete artigos científicos que compõem esta
Tese.
Um estudo de intervenção foi conduzido durante 4 semanas no dia-a-dia de duas
estações de metrô da cidade do Rio de Janeiro. Foram escolhidas estações de começo de
linha, consecutivas, próximas uma da outra e que serviam áreas prioritariamente
residenciais. Em uma das estações, cartazes de conteúdo positivo envolvendo o tema da
falta de fôlego (“parar de fumar é ganhar fôlego”) foram expostos nas pilastras centrais
divisórias das plataformas de embarque. Cartazes de conteúdo negativo (“fumar é
perder fôlego”) foram expostos da mesma forma na segunda estação.
Durante o período do estudo, os fumantes “leves” expostos à intervenção de
conteúdo positivo ligaram em média 2,2 vezes mais do que aqueles expostos à
intervenção de conteúdo negativo. Ademais, para cada 1087 fumantes leves-dia
seguidos, 1 ligação a mais foi registrada para a estação de conteúdo positivo, quando
comparada à de conteúdo negativo (diferença de taxas igual a 9,2 ligações por 10000
fumantes leves-dia). A diferença nas taxas de ligações diminuiu após a primeira semana
de estudo (p interação aditiva = 0,02). No que diz respeito aos fumantes “pesados”, não
houve diferença estatisticamente significativa entre as estações, tanto nas razões de
taxas quanto nas diferenças de taxas. Uma interação qualitativa entre tipo de fumante e
estratégia utilizada foi encontrada (p interação = 0,02).
Os resultados deste estudo sugerem que várias campanhas de curta duração de
conteúdo positivo, abordando temas relacionados com o dia-a-dia dos indivíduos,
poderiam ser bem eficazes na captação de um número maior e mais heterogêneo de
fumantes.
Resumo em Inglês
The objective of this Thesis was to explore the effectiveness over time of two
communications strategies in encouraging calls to a Quitline, according to smoker’s
degree of dependence. Thesis text encompasses the study’s theoretical background as
well as details on the methodology used and results found. It also includes seven
scientific papers.
A study was conducted for four weeks among passengers of two selected
subway stations in the city of Rio de Janeiro. Consecutive boarding stations at one end
of a subway line, mainly serving residential areas, were selected. Posters highlighting
gains from quitting smoking (“to stop smoking is to gain breathing capacity”) were
exposed on the central dividing columns of the boarding platforms in one subway
station, whereas the alternative message — highlighting losses (“to smoke is to loose
breathing capacity”) — were assigned to the second station.
During the study period, light smokers exposed to the positive-content message
called on average 2.2 times more often than those exposed to the negative-content
message. In addition, for every 1087 light smoker-days followed, one more call was
recorded for the positive-content message, compared with the negative-content message
(rate difference equivalent to 9.2 calls per 10 000 light smoker-days). The absolute
difference in call rates decreased after the first week of the study (p additive interaction,
0.02). For heavy smokers, no differences between the two stations were observed.
Qualitative interaction was found between type of smoker and intervention (p= 0.02).
The results suggest that short-term positive-content campaigns based on issues
pertaining to individuals’ daily routine could be effective in capturing a larger and more
heterogeneous smoking population.
Palavras-chave
PrevalenceTabagismo
Abandono do Comportamento de Fumar
Comunicação em Saúde
Comunicação Interdisciplinar
Assunção de Riscos
Epidemiologia
Palavras-chave em inglês
Tobacco Use DisorderHealth Communication
Interdisciplinary Communication
Risk-Taking
Epidemiology
Tobacco Smoke Pollution
DeCS
TabagismoComunicação em Saúde
Comunicação Interdisciplinar
Assunção de Riscos
Epidemiologia
Prevalência
Poluição por Fumaça de Tabaco
Brasil/epidemiologia
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