Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/2535
Tipo
DisertaciónDerechos de autor
Acceso abierto
Objetivos de Desarrollo Sostenible
04 Educação de qualidadeColecciones
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítem
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA COMO ESTRATÉGIA PARA A DIFUSÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS: A EXPERIÊNCIA DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DA CLÍNICA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA A SAÚDE NO ESTADO DE MINAS GERAIS
Política Social
Ocupações em Saúde/educaçäo
Atenção Primária à Saúde
Educação a Distância
Sistema Único de Saúde
Avaliação Educacional
Brasil
Macedo, Aline Branco | Fecha del documento:
2009
Titulo alternativo
Distance education as a strategy for the dissemination of public policy: the experience of the specialization course on clinical management in primary health care in the State of Minas GeraisAutor
Director
Co-director
Miembros de la junta
Afiliación
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Resumen en portugues
O modelo de Redes de Atenção à Saúde, com foco na Atenção Primária à Saúde, tem como uma de suas diretrizes fundamentais as Linhas-Guia de Atenção à Saúde. Considerando que os profissionais de saúde são os responsáveis pela adoção dos preceitos e conteúdos dessas na prática do serviço, é necessário que os mesmos conheçam seus conteúdos e pautem sua atuação de forma alinhada a estes. O Estado de Minas Gerais definiu a estruturação de uma ação educacional para a difusão das Linhas-Guias de Atenção à Saúde aos profissionais que atuam no Sistema Único de Saúde de Minas Gerais. Este trabalho recorreu ao método Marco Lógico para realizar a (re) construção da matriz lógica do Curso de Especialização em Gestão da Clínica na Atenção Primária à Saúde como forma de estruturar indicadores que possibilitem a sua futura avaliação em relação ao alcance dos objetivos propostos.
Resumen en ingles
The Network Model of Health Care with a focus on Primary Health Care, has as one of its fundamental guidelines “Guidelines for Health Care” whereas health professionals are responsible for the adoption of the precepts and content of the practice of service, it is necessary that they know their content and guide their activity so aligned to these. The State of Minas Gerais defined the structure of an educational action for the dissemination of “Guidelines of Health Care” for professionals working in the Health System of Minas Gerais. This study uses the LFA method to perform the (re) construction of the logical framework of the "Specialization Course in Clinical Management in Primary Health Care" as a way of structuring indicators to allow for further evaluation of the scope of the proposed objectives.
DeCS
Políticas PúblicasPolítica Social
Ocupações em Saúde/educaçäo
Atenção Primária à Saúde
Educação a Distância
Sistema Único de Saúde
Avaliação Educacional
Brasil
Compartir