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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/25164
AÇÃO DIALÓGICA E COMUNICATIVA COMO REFERENCIAIS PARA O ENSINO DE ENTEROPARASITOSES: POSSIBILIDADES E DESAFIOS NO ENSINO FUNDAMENTAL
Costa, Elaine Cristina Pereira | Data do documento:
2017
Autor(es)
Orientador
Afiliação
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Resumo
As enteroparasitoses constituem diversos problemas de saúde pública, sobretudo em países em desenvolvimento como o Brasil, as quais apesar de serem facilmente evitadas com medidas de higiene, também dependem de fatores ambientais e socioeconômicos, que afetam diretamente as condições de saúde das pessoas. As crianças em idade escolar formam o público mais afetado por essas infecções e, por isso, a escola pode ser um campo fértil para discussão do tema e desenvolvimento de atividades em torno da educação em saúde, visando melhorar os hábitos de vida dos estudantes. Diversos trabalhos destacam a importância do uso de materiais paradidáticos para facilitar o ensino de temas variados, especialmente acerca do tema Saúde e Meio Ambiente, enquanto tema transversal, devendo ser desenvolvido pelos professores ao longo da educação básica. Além disso, diferentes experiências demonstram que o uso de recursos diferenciados estimulam o interesse dos alunos e facilitam o aprendizado, quando comparados com as aulas tradicionais. Nesta tese, discutimos o tema água no ensino formal e sua relação com a saúde humana, com ênfase nas enteroparasitoses através do uso de materiais paradidáticos para o Ensino Fundamental, sob o olhar da ação dialógica de Freire e do agir comunicativo de Habermas que defendem a importância do desenvolvimento da criticidade ainda na escola, a fim de que seja aperfeiçoada ao longo da vida e contribua para formação cidadã dos estudantes O trabalho foi desenvolvido numa escola pública da Baixada Fluminense, região com graves problemas de saneamento básico em diversos bairros, expondo a saúde da população a diversas doenças de veiculação hídrica, situação propícia a intervenções na escola, a fim de estimular a promoção da saúde para tal público. Os estudantes participaram de atividades e práticas relacionadas às enteroparasitoses, a fim de construírem novos conhecimentos sobre o tema água e saúde. Nossos resultados apontam que a inserção da tecnologia em atividades práticas na escola incentivam ainda mais a participação dos alunos, além do incentivo à produção de materiais voltados para a aprendizagem. Fundamentados nas teses sobre educação sanitária propostas por Briceño-León, entendemos que apesar da educação em saúde ser um importante caminho no contexto escolar, ainda existem diversos obstáculos para o envolvimento da comunidade escolar e o alcance de resultados que ampliem as percepções e ações dos envolvidos na pesquisa
Resumo em Inglês
The intestinal parasitosis are a public health problem, especially in developing countries like Brazil. Although they are easily prevented by hygienic measures, they also depend on environmental and socio-economic factors that affect directly the people\2019s health. The children at the age of school are the most affected by these infections, so the school can be a fertile ground for discussion of the topic and development of activities around health education, in order to improve the living habits of the students. Several studies highlight the importance of using textbooks materials to facilitate the teaching of various subjects, especially Health and Environment theme as cross-cutting issue and they should be developed by teachers throughout basic education. Moreover, different experiments demonstrate that the use of different resources stimulate the interest of students and facilitate learning, if it is compared with traditional classes. In this thesis, we discuss the theme of water in formal education and its relationship with human health, with an emphasis on enteroparasitoses through the use of paradidatic materials for Elementary Education, according to Freire's dialogical action and the Habermas\2019 communicative action which defend the Importance of the development of criticality still at school, so that it is improved throughout life and contributes to the students citizenship The work was carried out in a public school in Baixada Fluminense, a region with serious problems of basic sanitation in several neighborhoods, exposing the health of the population to several waterborne diseases, a situation conducive to interventions in school, in order to stimulate health promotion for this public. The students participated in various activities and practices related to enteroparasitoses, in order to build new knowledge on the subject of water and health. Our results indicate that the insertion of the technology in practical activities in the schools, encourages even more the participation of the students, as well as the incentive to produce materials aimed at learning. Based on the thesis on health education proposed by Briceño-León, we believe that although health education is an important way in the school context, there are still several obstacles to the involvement of the school community and the achievement of results that broaden the perceptions and actions of those involved in the research
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