Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/25163
Tipo de documento
TeseDireito Autoral
Acesso aberto
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
04 Educação de qualidadeColeções
Metadata
Mostrar registro completo
O ENSINO DO GENOMA MEDIADO POR FILMES DE FICÇÃO CIENTÍFICA EM ESCOLAS PÚBLICAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Nascimento, Juliana Macedo Lacerda | Data do documento:
2017
Autor(es)
Orientador
Afiliação
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Resumo
Nos últimos anos, conhecimentos no campo da genética aquilataram conceitos que se encontram presentes no currículo escolar e em diversos meios de informação. No entanto, pesquisas têm mostrado que a compreensão de estudantes sobre tópicos em genética é desconexa e deficiente, o que pode favorecer a formação de cidadãos passivos e à margem de discussões científicas de seu tempo. Reconhecendo a importância da escola como meio que possibilita às diversas classes sociais o acesso ao conhecimento sistematizado, o objetivo desta pesquisa foi investigar possibilidades de uso de filmes de Ficção Científica como recurso didático no ensino do Genoma e temas afins. Foram coletados dados de estudantes matriculados no Ensino Médio em quatro escolas públicas estaduais localizadas em áreas carentes da Região Metropolitana do Estado do Rio de Janeiro ao longo de três anos. Em 2013, foram investigados os conhecimentos de estudantes do 1º Ano do Ensino Médio Regular e do Curso Normal sobre o Genoma; em 2014, foram realizadas oficinas didáticas com o mesmo grupo de estudantes e em 2015 foi feita uma última coleta de dados com esses estudantes agora cursando o último ano da Educação Básica. Outras turmas concluintes da formação básica foram pesquisadas no mesmo período a fim de se traçar um paralelo de discussões sobre a eficácia do recurso didático testado. Docentes de Biologia das turmas acompanhadas na pesquisa também foram entrevistados. Os instrumentos utilizados nas coletas de dados foram: questionários, entrevistas e anotações de campo Buscou-se identificar e analisar os conhecimentos dos estudantes sobre o tema Genoma e conceitos afins, antes e após a participação em oficinas didáticas com o uso de cenas de filmes de Ficção Científica. As oficinas foram organizadas em três blocos temáticos com duração de 200 minutos cada. As concepções apresentadas pelos estudantes foram analisadas à luz da teoria da aprendizagem significativa crítica e correntes sociocríticas, buscando-se evidenciar potencialidades e limitações quanto ao uso desse recurso didático nos últimos anos de escolaridade básica em escolas públicas. Os resultados obtidos após as oficinas indicam melhor compreensão e correlação dos estudantes quanto ao conceito de Genoma e temas do currículo obrigatório, como saúde, evolução e biotecnologia, ao passo que os resultados obtidos com estudantes que não participaram das oficinas indicam fragilidades na relação ensino-aprendizagem do tema. Docentes apontaram dificuldades em mediar o conceito devido a precariedade de materiais didáticos sobre o tema. Em coerência com o edital do Plano Brasil sem Miséria e diante dos resultados encontrados foi elaborada uma ferramenta didática no formato de \201CGuia do Educador\201D como proposição quanto ao uso de filmes de Ficção Científica no ensino de temas ligados ao Genoma. Espera-se assim contribuir com a Área de Ensino em Biociências e Saúde através da aproximação de saberes científicos e escolares no campo da Genética
Resumo em Inglês
In the last years, knowledge in the field of genetics has assessed concepts that are present in the school curriculum and in various media. However, research has shown that the students\2019 understanding on topics in genetics is disconnected and deficient, which can favor the formation of passive citizens on the margin of scientific discussions of their time. Recognizing the importance of school as a mean that enables different social classes the access to systematized knowledge, the objective of this research was to investigate possibilities using Science Fiction movies as a didactic resource in the Genome teaching and related topics. We collected data from students enrolled in High School in four Rio de Janeiro\2019s state public schools located in needy areas of the Metropolitan Region over three years. In 2013, students of the first year of regular high school and teaching course had their knowledge on the genome investigated; in 2014, a didactic workshop was offered to the same group of students and in 2015, a final data collection was made with these students when they were attending the last year of basic formation. Other graduating classes of Basic Education were investigated in the same period, in order to draw a parallel of discussions about the effectiveness of the tested didactic resource. Biology teachers of the classes followed in the survey were also interviewed. The instruments used in data collection were: questionnaires, interviews and field notes. We sought to identify and analyze the students´ knowledge on the Genome theme and similar concepts, before and after the participation in Didactic Workshops with the use of the science fiction movies scenes The workshops were organized in three thematic blocks lasting 200 minutes each. The conceptions presented by the students were analyzed using the Social-criticism current and critical meaningful learning theory, seeking to highlight potentialities and limitations on the use of this teaching resource in the last years of basic education in public schools. The results obtained after the workshops indicate better understanding and correlation of students about the Genome concept and themes of the required curriculum, such as health, evolution and biotechnology, whereas the results with students which did not participate in the workshops indicate weaknesses in the teaching-learning of the theme. Teachers reported difficulties in mediating the concept because of the precariousness of teaching materials on the subject. Consistent with the Brazil without Misery Plan edict and based on the collected results, a didactic tool was developed in the format of "Educator's Guide" seeking the orientation of teachers on the use of science fiction movies in teaching issues related to genome. Thus, we hope to contribute to the Biosciences and Health Teaching Area through the approximation of scientific and scholarly knowledge in the field of Genetics
Compartilhar