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DissertaçãoDireito Autoral
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INTEGRALIDADE: SENTIDO, CONSTRUÇÃO E APLICAÇÃO PARA OS TÉCNICOS DE ENFERMAGEM
Educação Técnica em Enfermagem
Currículo
Sistema Único de Saúde
Prática Profissional
Barbosa, Marta de Fátima Lima | Data do documento:
2009
Título alternativo
Integrality: direction, design and implementation for practical nursesAutor(es)
Orientador
Membros da banca
Afiliação
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Resumo
A Integralidade constitui-se como um dos princípios doutrinários do Sistema Único de
Saúde (SUS) e que no cotidiano da prática profissional e da gestão dos serviços
encontra desafios para ser plenamente efetivado. Apresenta um conceito que não é
unívoco, podendo ser percebidos vários sentidos relacionados ao tema que implicam na
necessidade de mudanças nos paradigmas que norteiam a formação e o processo de
trabalho. A pesquisa tem como foco principal a integralidade no cotidiano do trabalho
em saúde do técnico de enfermagem considerando os seguintes questionamentos: Qual
o conhecimento dos técnicos de enfermagem acerca do principio da integralidade?; De
que forma este princípio se aplica na sua prática profissional?; Como apreenderam este
princípio na sua formação?; Que estratégias de intervenção podem ser pensadas na
formação de modo a favorecer a efetivação do principio da integralidade no seu
processo de trabalho? A realização deste estudo adquire relevância e justificativa ao ser
construído na perspectiva de contemplar as seguintes finalidades: Intensificar o diálogo
fundamentado nos princípios doutrinários do SUS em busca de uma prática
integralizadora no atendimento das necessidades de saúde; Direcionar o olhar para os
técnicos de enfermagem considerando-os sujeitos protagonistas de atenção integral
inseridos na equipe de saúde; Contribuir na formação dos mesmos, através da revisão
do currículo do técnico de enfermagem; Avançar na articulação escola/serviço em
busca de correlação teoria/prática e de ênfase na educação permanente de egressos e
demais trabalhadores de nível médio em saúde/enfermagem. O objetivo geral foi
investigar a percepção e a prática do princípio de integralidade entre os técnicos de
enfermagem egressos de uma escola técnica de saúde (Escola de Formação Técnica em
Saúde Enfª Isabel dos Santos - ETIS) e trabalhadores de uma instituição hospitalar do
Sistema Único de Saúde (Hospital dos Servidores do Estado - HSE). Os objetivos
específicos se constituíram em identificar a concepção e as ações de integralidade dos
técnicos de enfermagem aplicadas em seu processo de trabalho; evidenciar a apreensão
sobre integralidade decorrente da formação dos técnicos em enfermagem egressos da
ETIS e que atuam no HSE; apontar principais estratégias de ressignificação do princípio
da integralidade na formação e prática dos técnicos de enfermagem. Trata-se de uma
pesquisa qualitativa que utilizou como instrumento de pesquisa a aplicação de
questionários junto aos técnicos de enfermagem de forma a identificar a sua
compreensão sobre o tema e as dificuldades, perspectivas e demandas no que concerne
ao processo de trabalho e formação. Concluindo, analisou-se que para os técnicos de
enfermagem, a integralidade está associada às questões de atendimento as necessidades
de saúde, o trabalho em equipe multiprofissional e a prestação de cuidado integral, que
no processo de trabalho, ainda não estão plenamente assegurados. Para a ETIS, surge o
desafio de investir no estabelecimento de uma parceria escola/serviço, que contemple o
principio de integralidade como um dispositivo instituinte da formação do técnico de
enfermagem em articulação ao processo de trabalho, contribuindo para que este
profissional, no contexto da equipe de saúde, efetive seu papel de sujeito crítico e
atuante em ações de integralidade no cotidiano do trabalho em saúde.
Resumo em Inglês
The Integrality constitutes itself as one of the doctrinaire principles of the Sistema
Único de Saúde (SUS) (Health Unique System) and that in the professional practice
daily and of the services management meets challenges to be fully put into effect. It
presents a concept that is not univocal, with the possibility of being perceived several
senses related to the theme that implicate in the need of changes in the paradigms that
guide the work´ s formation and process. The research has as main focus the integrality
in the work´ s daily in nursing technician´ s health, considering the following questions:
Which is the nursing technician´ s knowledge about the integrality principle?; How this
principle is applied in its professional practice?; Which intervention strategies can be
thought in the formation so as to favor the integrality principle of rendering effective in
its work process? The realization of this study acquires relevance and justification at
its construction in the perspective of contemplate the following finalities: Intensify the
dialog based on the doctrinaire principles of the SUS in search of an integrative
practice in the attendance of the health needs; Direct the look at the nursing
technicians considering them protagonist subjects of integral attention inserted in the
health team; Contribute in the formation of the same, through the nursing technician´ s
curriculum revision; Progress in the school/service articulation in search of
theory/practice correlation and of the emphasis in the permanent education of egressed
persons and others workers of medium level in health/nursing. The general objective
was to investigate the integrality principle´ s perception and practice among the
egressed nursing technicians from a health technical school (Escola de Formação
Técnica em Saúde Enfª Isabel dos Santos - ETIS) (School of Technical Formation in
Health, Nurse Isabel dos Santos) and workers from a hospital institution of the Sistema
Único de Saúde (Hospital dos Servidores do Estado - HSE). The specific objectives
constituted themselves in: identify the integrality´ s conception and actions of the
nursing technicians applied in their work process; evidence the apprehension about
integrality resulting from the nursing technicians´ s formation egressed from the ETIS
and that actuate in the HSE; point main strategies of re signification of the integrality
principle in the nursing technicians´ s formation and practice. It is a question of a
qualitative research that utilized as research tool the questionnaires application next to
the nursing technicians in a way to identify its comprehension about the theme and the
difficulties, perspectives and demands concerning to the work process and formation.
Concluding, itself analyzed that for the nursing technicians, the integrality is associated
to the attendance questions to the health needs, the work in multi professional team and
the rendering of integral care, that in the work process, are not completely secured yet.
For the ETIS, it arises the challenge of investing in the establishment of a
school/service partnership, that contemplate the integrality principle as a instituting
device of the nursing technician formation linked to the work process, contributing to
that professional, in the health team context, put into effect its role of critical and
actuating subject in integrality actions in the health work daily.
DeCS
Assistência Integral à Saúde/utilizaçäoEducação Técnica em Enfermagem
Currículo
Sistema Único de Saúde
Prática Profissional
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