Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/25021
Tipo de documento
ArtigoDireito Autoral
Acesso aberto
Coleções
- IOC - Artigos de Periódicos [12791]
- MG - IRR - Artigos de Periódicos [4173]
Metadata
Mostrar registro completo
A TRAJETÓRIA DE VIRGÍNIA SCHALL: INTEGRANDO SAÚDE, EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E LITERATURA
Título alternativo
The trajectory of Virgínia Schall: integration of Health, Education, Science and LiteratureAfiliação
Fundação Oswaldo Cruz. Centro de Pesquisas René Rachou. Grupo de Pesquisa Clínica e Políticas Públicas em Doenças Infecciosas e Parasitárias. Belo Horizonte, MG, Brasil
Universidade Federal do Rio de Janeiro. Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde. Laboratório de Tecnologias Cognitivas. Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Laboratório de Educação em Ambiente e Saúde. Rio de Janeiro, RJ. Brasil.
Universidade Federal do Rio de Janeiro. Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde. Laboratório de Tecnologias Cognitivas. Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Laboratório de Educação em Ambiente e Saúde. Rio de Janeiro, RJ. Brasil.
Resumo
Este artigo apresenta a trajetória profissional de Virgínia Schall, interrompida precocemente, destacando sua atuação na integração dos campos da Saúde, da Educação e da Divulgação Científica no Brasil. A contextualização da sua produção acadêmica e literária como pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz permite demonstrar a contribuição de Virginia para o fortalecimento da instituição e para a formação de dezenas de pesquisadores e alunos. Com abordagem marcadamente inter e multidisciplinar, Virgínia foi pioneira no campo da Educação em Saúde, Ensino de Ciências e Divulgação Científica, tendo participado da implantação de dois cursos de pós-graduação e atuado regularmente como consultora ad hoc do CNPq, CAPES, SVS/MS e MEC, consolidando políticas públicas nacionais nas áreas referidas. Além de autora de diversos livros infanto-juvenis e informativos/materiais educativos sobre saúde, ambiente e ciência, Virginia concebeu o Museu da Vida na Fiocruz-RJ, como um espaço de integração entre ciência, cultura e sociedade, voltada para informação, educação em ciência, saúde e tecnologia. Foi também poetisa, integrante da Academia Feminina Mineira de Letras, produzindo diversificada e premiada obra literária em prosa e poesia.
Resumo em Inglês
This article presents Virgínia Schall's professional career, interrupted very early. It highlights her major role in the integration of the fields of Health, Education and Scientific Dissemination in Brazil. The contextualization of her academic and literary production as a researcher at the Oswaldo Cruz Foundation, demonstrates Virgínia's contribution in strengthening the institution and in the teaching of dozens of researchers and students. With a strong inter- and multidisciplinary approach, she was a pioneer in the field of Health Education, Science Education, and Science Dissemination. Virgínia participated in the implementation of two post graduate courses and regularly worked as consultant for CNPq, CAPES, SVS/MS and the Ministry of Education, consolidating national policies in these areas. Besides being the author of several children's books and educational resources about health, environment and science, Virgínia conceived the Life Museum at Fiocruz-RJ, as a space for integrating science, culture, and society, with focus on science, health, and technology information and education. She was also a poet, member of the Women's Academy of Letters in Minas Gerais, and produced diverse and award-winning poetry and prose literary pieces.
Compartilhar