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Tipo de documento
DissertaçãoDireito Autoral
Acesso aberto
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
04 Educação de qualidadeColeções
Metadata
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O CURSO TÉCNICO EM FARMÁCIA NA ETSUS-SP: CONTRIBUIÇÕES PARA O DEBATE
Formação em Saúde
Técnico em Farmácia
Farmácia
Assistência Farmacêutica
Graduate in Health
Technician in Pharmacy
Pharmacy
Pharmaceutical Assistance
Auxiliares de Farmácia/educaçäo
Educação Profissionalizante
Assistência Farmacêutica
Educação em Farmácia
Preparações Farmacêuticas
Brasil
Docentes/estatística & dados numéricos
Greco, Maria Cecília Machado | Data do documento:
2009
Título alternativo
The technical course in pharmacy in ETSUS-SP: contributions to the debateAutor(es)
Orientador
Coorientador
Afiliação
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Resumo
Historicamente, a situação da assistência farmacêutica no município de
São Paulo sempre foi deficitária, principalmente no que diz respeito à qualidade
da formação técnica de seus recursos humanos, assim como também no que se
refere à quantidade destes, que atua nas farmácias das Unidades de Saúde do
Sistema Único de Saúde (SUS). Diante desse quadro, a área técnica de assistência
farmacêutica da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a coordenação do Curso
Técnico em Farmácia da Escola Técnica do Sistema Único de Saúde do município
de São Paulo (ETSUS-SP) e farmacêuticos do município optaram por formar
técnicos para a área, profissionalizando os funcionários sem formação específica
que atuavam nas farmácias das unidades de saúde.
O currículo do Curso Técnico em Farmácia foi criado com base no
processo de trabalho desenvolvido nas farmácias das unidades de saúde. Foi
estruturado em módulos, com uma carga horária total de 1.200 horas e 200 horas
de estágio supervisionado. No período de 2006 a 2008 seis turmas concluíram o
curso, tendo sido formados 140 trabalhadores.
O presente estudo teve como objetivo analisar o Curso Técnico em
Farmácia da ETSUS-SP, por meio do levantamento das opiniões dos egressos e
docentes. Realizou-se uma pesquisa de abordagem quanti-qualitativa executada na
região sudeste do município de São Paulo, com a utilização de questionário
aplicado aos egressos e de entrevista semiestruturada feita com os docentes da
turma finalizada em 2007.
Pelos resultados obtidos nesta pesquisa, verificou-se que o Curso Técnico
em Farmácia atendeu a sua finalidade, qual seja, a de formar trabalhadores para as
farmácias do SUS, entendendo ser a farmácia um estabelecimento de saúde e que
necessita de profissionais com formação específica. No entanto, de acordo com os
docentes e de 70% dos egressos, o curso deve sofrer reformulação, sobretudo no
tocante a sua atualização. Como proposta de ação, sugeriu-se uma oficina de
trabalho para a reelaboração do currículo. Nesta pesquisa ficou constatado que apesar de a Secretaria Municipal da
Saúde, por meio da ETSUS-SP, oferecer oportunidade de formação técnica
adequada, os profissionais titulados muitas vezes não são aproveitados na nova
área. Ficou demonstrado também que não há incentivo financeiro para
continuarem atuando na área e que a contratação por concurso público não se
mostra atrativa, pois são funcionários antigos de outras carreiras.
Resumo em Inglês
Historically speaking, the situation of the Pharmaceutical Assistance in the
city of São Paulo was presented a deficit, mainly in terms of quality and amount
of human resources that work in pharmacies of the Health Units. Facing the poor
situation, the Pharmaceutical Assistance technical area of the Municipal Health,
the Coordination of the Course of Technician in Pharmacy of the School
Technician of System Unique of Health of city of São Paulo (ETSUS-SP) and
local pharmacists decided to graduate technicians for the area, professionalizing
the ones who worked in pharmacies of the units of health, without specific
formation. The Course of Technician in Pharmacy was then based in the process
of work developed in pharmacies of the units of health of the System Unique of
Health (SUS). It was structuralized in modules, with a total schedule of 1,200
hours with 200 hours of supervised period of training. One hundred forty students
were graduated in period of 2006/8.
The present study aimed to analyze the Technician Course in Pharmacy of
the ETSUS-SP, questioning graduated students and professor. A quanti-qualitative
research was carried out, questioning students and a semi-structuralized interview
was applied to the professors at the end of the graduated year of 2007 in the
Southeastern region of the city of São Paulo. The results found in this research
showed that the Technician Course in Pharmacy has reached its purpose, i.e., to
graduate workers for pharmacies of the SUS, having in consideration that
pharmacy is not just a place, but somewhere of health as well, and it needs
professionals with specific knowledge of the field. . However, in accordance with
the opinion of the graduates and professors, the course must be re-formuled. 70%
of the interviewers said the course must update itself. As a proposal action, a
workshop was suggested, aiming to re-elaborate the curriculum. It was evidenced
that although the SMS, by ETSUS-SP, offers the opportunity of graduation for its
workers, these same employees are not fully used in their new area. We should go
farther. There is no financial incentive for the old career employees from other
areas and hiring them by public examinations doesn’t show very attractive.
Palavras-chave
Educação ProfissionalFormação em Saúde
Técnico em Farmácia
Farmácia
Assistência Farmacêutica
Palavras-chave em inglês
Professional EducationGraduate in Health
Technician in Pharmacy
Pharmacy
Pharmaceutical Assistance
DeCS
Recursos HumanosAuxiliares de Farmácia/educaçäo
Educação Profissionalizante
Assistência Farmacêutica
Educação em Farmácia
Preparações Farmacêuticas
Brasil
Docentes/estatística & dados numéricos
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