Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/2455
Tipo
DisertaciónDerechos de autor
Acceso abierto
Colecciones
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítem
O DESAFIO DA PROFISSIONALIZAÇÃO DOS TRABALHADORES DE NÍVEL MÉDIO NA GESTÃO EM SERVIÇOS DE SAÚDE
Technical School of the SUS
Management Course in Health Services
Gestão em Saúde
Cursos de Capacitação
Pessoal Técnico de Saúde/educaçäo
Sistema Único de Saúde
Avaliação Educacional
Chrisóstomo, Isa Martins Rafael | Fecha del documento:
2009
Titulo alternativo
The challenge of professional workers in mid-level management in health servicesDirector
Miembros de la junta
Afiliación
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Resumen en portugues
Este trabalho de pesquisa teve como objetivo avaliar em que medida o Curso Técnico de
Gestão em Serviços de Saúde, promovido e executado pelo Centro de Formação de Pessoal
para os Serviços de Saúde Dr. Manoel da Costa Souza – CEFOPE, em Natal/RN, turma
piloto 2007/2008, tem contribuído para a melhoria das práticas do trabalho, desenvolvidas
pelos alunos egressos do curso, em suas Unidades de Lotação. Esse estudo foi
desenvolvido a partir de uma abordagem qualitativa, através da pesquisa avaliativa
formativa (avaliação das etapas do processo de formação), com a técnica de aplicação de
questionários e análise documental de informações fornecidas pelo CEFOPE. Os
resultados encontrados apontaram que: os conteúdos gerais do curso contribuíram para o
entendimento e importância de todos os servidores na eficiência e eficácia dos serviços
prestados nas Unidades de Saúde; que os conteúdos específicos contribuíram para a
melhoria no desempenho dos servidores nos processos de trabalho da área administrativa e
que a formação técnica promoveu a reflexão e o reconhecimento do potencial de cada
servidor, dentro de seus postos de trabalho, como também no contexto organizacional. O
CEFOPE espera, através dessa formação, diminuir a demanda reprimida dos trabalhadores
de nível médio em saúde, referente às possibilidades de formação e qualificação
específicas da área de gestão, reformular o plano de curso, visando atender as sugestões
apontadas e atenuar as dificuldades do processo de formação, no desempenho dos alunostrabalhadores em suas atividades diárias, e, também, avaliar o seu processo pedagógico,
com o objetivo de aperfeiçoá-lo em busca da melhor integração ensino e serviço, visando
aproximar as necessidades dos serviços aos cursos oferecidos pela Escola.
Resumen en ingles
The objective of this research work was to evaluate the extent to which the Technical
Course of Management in Health Services, promoted and implemented by the Training
Center of the Staff Formation for the Health Services Dr. Manuel da Costa Souza –
CEFOPE, in Natal City, on Rio Grande do Norte State, pilot class 2007/2008, has
contributed to the improvement of the work practices, developed by the former students
of the course, in their base Units. This study was developed from a qualitative approach,
through the formative evaluative research (evaluation of the training stages of the
formation process) with the technique of questionnaires and documentary analysis of
data provided by the CEFOPE. The results indicate that the general content of the
course has contributed to the understanding and the importance of all servers for the
efficiency and effectiveness of the services in the health units, and its specific content
has contributed to improve the performance of the servers in the work processes of the
administrative area and the technical training has promoted reflection and recognition of
the potential of each server within their jobs, but also in the organizational context. The
CEFOPE hopes, through this training course, to ease the pent-up demand for middlelevel workers in health services, referring to the opportunities for training and specific
qualification in the management area, to revise the current plan of the course, aiming to
implement the suggestions made and alleviating the formation process difficulties and,
to improve the performance of the student workers on their daily activities, and also to
evaluate their learning process, in order to improve it in search of the better integration
between the education and the demanded health services, bringing together the needs of
the health services and the courses offered by the CEFOPE Training Center.
Palabras clave en ingles
Professional EducationTechnical School of the SUS
Management Course in Health Services
DeCS
Educação ProfissionalizanteGestão em Saúde
Cursos de Capacitação
Pessoal Técnico de Saúde/educaçäo
Sistema Único de Saúde
Avaliação Educacional
Compartir