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PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PELO TRABALHO PARA A SAÚDE PET-SAÚDE / SAÚDE DA FAMÍLIA: UM ESTUDO SOBRE A PERCEPÇÃO DOS PARTICIPANTES ACERCA DA INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO-COMUNIDADE
Ação Intersetorial
Educação Superior
Sistema Único de Saúde
Integração Docente-Assistencial
Intersectorial Action
Higher Education
Unified Health System
Teaching Care Integration Services
Ação Intersetorial
Educação Superior
Sistema Único de Saúde
Serviços de Integração Docente-Assistencial
Saúde da Família
Passarella, Teresa Maria | Data do documento:
2013
Título alternativo
Education program by working for health - Health-PET / family health: a study on the perception of the participants about the integration of teaching and community serviceAutor(es)
Orientador
Afiliação
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Resumo
Este trabalho versa sobre o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde - área
temática Saúde da Família (PET-Saúde/SF), instituído pela Secretaria de Gestão do
Trabalho e da Educação na Saúde, do Ministério da Saúde, como uma das estratégias de
mudanças na graduação, tendo em perspectiva as necessidades sociais em saúde e as
Diretrizes Curriculares Nacionais. Buscou investigar, a partir da percepção de docentes,
estudantes e profissionais dos serviços de saúde que dele fizeram parte, em que medida
o programa promoveu a integração ensino-serviço-comunidade. A opção metodológica
foi por um estudo exploratório-descritivo com abordagem quali-quantitativa, utilizandose técnicas de levantamento em fontes secundárias. Realizou-se pesquisa documental e
bibliográfica e foram analisados relatórios de atividades elaborados por coordenadores
dos projetos desenvolvidos e questionários eletrônicos preenchidos pelos integrantes
dos grupos tutoriais. Os resultados demonstram a contribuição do programa como
indutor na articulação entre as instituições de educação superior, os serviços públicos de
saúde e a população. Destacaram-se avanços no trabalho multiprofissional e
interdisciplinar, intensificação das ações de intervenção e pesquisa realizadas em
unidades básicas de saúde e direcionadas à comunidade, utilização de metodologias
ativas de ensino-aprendizagem, diversificação dos cenários de práticas, ampliação da
intersetorialidade, reorganização dos processos de trabalho, promoção da educação
permanente, valorização dos profissionais da saúde e das necessidades dos serviços
subsidiando as práticas acadêmicas, fortalecimento e dinamização dos mecanismos de
financiamento das ações de educação na saúde, e estímulo à produção e disseminação
de conhecimentos na área da atenção básica. Fragilidades identificadas no
desenvolvimento dos projetos abrangeram aspectos político-estruturais, gerenciais,
operacionais e acadêmicos, a exemplo de serviços de saúde não adaptados para
realização de ações educativas, baixa institucionalização dos processos avaliativos,
precarização de vínculos de trabalho, limitações na liberação dos profissionais da rede
para as atividades de ensino, despreparo para o exercício da preceptoria, resistência de
profissionais não participantes dos grupos tutoriais, fragmentação intra e
interinstitucional das áreas/profissões, pouca flexibilidade das matrizes curriculares, e
falta de integração com outras ações de educação pelo trabalho em saúde.
Resumo em Inglês
This research paper focuses on the Professional Internship Program in Health Services
and more specifically on one of its thematic areas, Family Health. The Program was
established by Brazil’s Ministry of Health, through its Secretariat of Labor and
Education Management in Health (SGTES/MS), as one of the strategies to adjust the
graduation programs taking into consideration the social needs related to health and the
National Curriculum Guidelines. This work sought to investigate, from the perception
of teachers, students and in-service professionals, to what extent the program promoted
the expected integration between teaching-service-community. The methodology
chosen to organize and develop the job was an exploratory and descriptive study with a
qualitative and quantitative approach, utilizing survey techniques to gather information
from secondary sources. In order to perform the task, and in addition to a desk research
and a literature search, activity reports prepared by the coordinators of the existing
projects and the electronic questionnaires filled out by the members of the tutorial
groups were analyzed. The results demonstrate the contribution of the Program as an
inducement to strengthening relationships among higher education institutions, health
services and the population. Some of the advances that have been observed include the
improvement of multidisciplinary and interdisciplinary work processes, the increase in
the number of interventions and researches carried out in the primary health care units
and focused on the needs of the communities, the use of active teaching and learning
methodologies, the diversification of scenarios of practices, the increase in the number
of intersectoral actions, reorganization of the work processes, promotion of permanent
health education, strengthening of the mechanisms for financing actions of education in
health, and promotion of production and dissemination of knowledge in the area of
primary care. Weaknesses identified in the development of the projects included
political-structural, managerial, operational and academic aspects such as health
services not adapted for implementation of educational actions, low institutionalization
of evaluation processes, poor employment conditions, unpreparedness for the role of
preceptors, resistance by not professional participants of the tutorial groups, institutional
fragmentation of the areas/professions, little flexibility in curriculum, and lack of
integration with other professional education actions in health.
Palavras-chave
Políticas Públicas de SaúdeAção Intersetorial
Educação Superior
Sistema Único de Saúde
Integração Docente-Assistencial
Palavras-chave em inglês
Health Public PolicyIntersectorial Action
Higher Education
Unified Health System
Teaching Care Integration Services
DeCS
Políticas Públicas de SaúdeAção Intersetorial
Educação Superior
Sistema Único de Saúde
Serviços de Integração Docente-Assistencial
Saúde da Família
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