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DissertaçãoDireito Autoral
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EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE E PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO SITUACIONAL: O CASO DA SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE DO PIAUÍ
Planejamento Estratégico
Sistema Único de Saúde/organizaçäo & administraçäo
Management Education
Continuing Education in Health
Strategic Planning
Planejamento Estratégico
Sistema Único de Saúde / organizaçäo & administraçäo
Gestão em Saúde
Estudos de Casos
Educação Continuada
Brasil
Cunha, Iolete Soares da | Data do documento:
2009
Título alternativo
Ongoing health education and situational strategic planning: the case of State Department of Health of PiauiAutor(es)
Orientador
Membros da banca
Afiliação
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Resumo
Considera-se histórico o desafio em desenvolver uma política adequada de
recursos humanos na saúde. A Constituição Federal (1988) prevê como missão do
Sistema Único de Saúde “ordenar a formação de recursos humanos na área da
saúde”. Com vistas à consolidação do SUS foi instituído o Pacto pela Saúde/2006,
cujo Termo de Compromisso de Gestão Estadual prevê como responsabilidade da área
da educação na saúde promover a integração de todos os processos de capacitação e
desenvolvimento de recursos humanos à política de educação permanente no âmbito
da gestão estadual do SUS. O cumprimento dessa responsabilidade sanitária ainda
representa um desafio no Piauí. Diante dessa questão, o presente estudo faz uma
abordagem qualitativa por meio da utilização das técnicas de Grupo Focal, Entrevistas
e Oficina de Planejamento Estratégico Situacional (PES) envolvendo atores da gestão
da Diretoria Unidade de Vigilância e Atenção à Saúde (DUVAS). No estudo foram
levantados dados sobre a análise da gestão dos processos de capacitação e educação
permanente em saúde, desenvolvidos no âmbito da SESAPI. Os resultados do GF
revelam aspectos considerados importantes na prática da educação permanente em
saúde, como: o reconhecimento das necessidades de saúde da população, qualificação
dos trabalhadores e da gestão do SUS; a necessidade de monitoramento e avaliação
desses processos, dentre outros. Os resultados das Entrevistas mostram o entendimento
dos atores sobre os conceitos de integralidade da atenção à saúde e o reconhecimento
da EPS com estratégia integradora dos processos educativos. Os resultados da Oficina
de PES revelam problemas relacionados à implementação da EPS e destaca como
problema central a baixa institucionalidade da gestão da educação permanente no
âmbito do SUS no Estado e propôs Matriz de Objetivos para o seu Fortalecimento,
com o detalhamento de ações e atividades para o enfrentamento das causas desse
problema.
Resumo em Inglês
The challenge of developing adequate human resource policies related to
healthcare is considered to be historic. The federal constitution (1988) assigns this
mission to the Single Health System, saying: “There must be a Human Resource
Department to oversee healthcare”. In order to consolidation of the SUS was
established the Pact by heath/2006, whose term of state management commitment
provides as accountability of the education health area to promote the integration of all
the processes of training and development of human resource to the policy of
continuing education under the ambit of state management of SUS. The fulfillment of
this responsibility in public health still represents a challenge in Piauí. Before this
question, this study is a qualitative approach by using the techniques of Focus Group
Interviews and Workshop of Planejamento Estratégico Situacional (PES) involving
actors in the management of the Diretoria Unidade de Vigilância e Atenção à Saúde
(DUVAS). In the study some information about the analysis of the management of
training and continuing education in health was collected in and developed within the
SESAPI. The results of the GF show important aspects regarding the practice of
continuing education in health, such as: the recognition of the health necessity of the
population, training of workers and the management of the SUS, the need for
monitoring and evaluation of these processes, so forth. The results of the interviews
revel an understanding of the agents on the concepts of whole health care and
recognition of EPS with integrating strategy of educational processes. The results of
the workshop PES reveal problems related to the implementation of the EPS. The main
trouble is considered to be the low level of the management of permanent education in
the area of SUS. A proposal has been made by the Matriz de Objectives so as to help
sort out the pending issue. The proposal is about detailing the activities developed in
order to face off the causes of those problems.
Palavras-chave
Capacitação de Recursos Humanos em SaúdePlanejamento Estratégico
Sistema Único de Saúde/organizaçäo & administraçäo
Palavras-chave em inglês
Human ResourcesManagement Education
Continuing Education in Health
Strategic Planning
DeCS
Capacitação de Recursos Humanos em SaúdePlanejamento Estratégico
Sistema Único de Saúde / organizaçäo & administraçäo
Gestão em Saúde
Estudos de Casos
Educação Continuada
Brasil
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